Estádios que foram palco de Mundiais de futebol e que até hoje recordamos
Estádio Daegu, Daegu, Coreia do Sul. Foto: Daecheol|Shutterstock.com créditos: Daecheol|Shutterstock

O Mundial 2022 ainda nem começou e já existem vários utilizadores, entre adeptos e elementos de equipas, a documentar a sua experiência no Instagram com recurso a hashtag #Worldcup2022.

A dinâmica deixou o site TicketGum curioso e a procurar identificar - através do número de partilhas no Instagram - os estádios dos mundiais da FIFA dos últimos 20 anos que mais marcaram os adeptos.

Desde 2002, o Mundial, que acontece de quatro em quatro anos, passou pela Coreia do Sul e Japão (2002); Alemanha (2006); África do Sul (2010), Brasil (2014) e Rússia (2018). Este ano, o evento, que vai para a 22ª edição, realizar-se-á no Qatar.

Será que os adeptos recordam-se de estádios de todos os países que acolheram o mundial neste período?

De acordo com a análise do TicketGum, nem por isso. No top 15, liderado pelo estádio alemão da cidade de Munique, o Allianz Arena, não constam estádios nem da África da Sul, nem da Rússia. Os restantes países encontram-se representados.

Eis os 15 estádios de futebol mais memoráveis dos Mundiais dos últimos 20 anos:

  1. Allianz Arena, Munique, Alemanha
  2. Sapporo Dome, Sapporo, Japão
  3. Olympiastadion, Berlim, Alemanha
  4. Westfalenstadion (Signal Iduna Park), Dortmund, Alemanha
  5. Estádio Mineirão (Estádio Governador Magalhães Pinto), Belo Horizonte, Brasil
  6. Arena de São Paulo (Neo Química Arena), São Paulo, Brasil
  7. International Stadium Yokohama (Nissan Stadium), Yokohama, Japão
  8. Incheon Munhak Stadium, Incheon, Coreia do Sul
  9. Estádio Daegu, Daegu, Coreia do Sul
  10. Arena Fonte Nova (Itaipava Arena Fonte Nova), Salvador, Brasil
  11. Arena AufSchalke (Veltins-Arena), Gelsenkirchent, Alemanha
  12. Estádio Nagai (Yanmar Stadium Nagai), Osaka, Japão
  13. Arena das Dunas, Natal, Brasil
  14. Estádio do Mundial de Suwon, Suwon, Coreia do Sul
  15. Volksparkstadion, Hamburgo, Alemanha

O número um do top, o Allianz Arena, acumula até à data mais de 477.593 hashtags no Instagram. Referido como FIFA WM-Stadion München durante o Mundial de 2006, a característica que mais salta à vista neste estádio é a sua fachada luminosa que certamente marcou os visitantes ao longo dos anos.

Já o segundo lugar do top, o Sapporo Dome (Japão), foi mencionado mais de 314.642 vezes no instagram. Quem é que resistirá a partilhar o seu exterior? Imaginem no inverno, altura em que fica rodeado neve.

Vem aí o Mundial da FIFA mais controverso de sempre

O Mundial 2022, no Qatar, começa já no próximo domingo, dia 20 de novembro e embora os seus estádios ainda não tenham sido referenciados tantas vezes quantos os do top 15, o país-sede da 22ª edição tem vindo a despertar interesse em todo o mundo.

O pequeno e rico emirado espera receber até 200.000 passageiros aéreos por dia durante o evento. Assim ao longo das quatros semanas do campeonato, passarão entre 1,2 e 1,4 milhões de fãs.

Recorde-se que esta será a primeira edição do campeonato a realizar-se no Médio Oriente. Como tal, os símbolos escolhidos para o evento inspiram-se na cultura do mundo árabe-muçulmano.

O Mundial 2022 é também o primeiro a acontecer no início do inverno. É que, entre julho e agosto, as temperaturas no Qatar podem ser superiores aos 40 graus.

Ainda que com apenas 11.500 quilómetros quadrados (metade da região Norte de Portugal), o Qatar conta com várias atrações turísticas, algumas delas muito vanguardistas e criadas especialmente para serem apreciadas numa visita a este destino durante o Mundial, que é também o mais polémico e estranho dos últimos tempos. Conheça oito das mais interessantes aqui.

É fã de futebol? Mostramos os 10 estádios que devia pensar em visitar - se ainda não conhece - pelo menos uma vez na vida.