Calanque de l'Everine

Calanque de l'Everine é uma joia escondida no extremo sul da França que fica entre as rochas escarpadas da Côte d’Azur, a sudoeste de Marselha.

Esta pequena enseada é um dos locais mais espetaculares ao longo da costa e um dos mais isolados. Se aqui forem, levem a vosso equipamento de snorkel e nadem até a ilha de l'Everine que fica próxima da costa.

Calanque de l'Everine
Calanque de l'Everine créditos: Beachsearcher

Caminhem ao longo da rota panorâmica de Niolon — uma charmosa vila de pescadores — apreciando a vista do abandonado Fort de Niolon no caminho. Depois parem numa das brasseries para um rosé bem merecido e apreciem as cores pastel que pintam o céu quando o sol se põe acima das colinas de Marselha.

Calanque d'En Vau

O Parque Nacional Calanques é um oásis de tranquilidade entre a agitada cidade de Marselha e a vila costeira de Cassis. É uma área protegida e muito apreciada para caminhadas e atividades ao ar livre. É aqui que encontramos algumas das praias mais bonitas do sul da França. Entre elas, Calanque d'En Vau, famosa pelas suas incríveis e dramáticas paisagens.

É uma descida um tanto difícil, aquela que vai da trilha de caminhada até à praia, mas o esforço vale a pena.

Calanque d'En Vau
Calanque d'En Vau créditos: Unsplash

Não querem fazer caminhadas? Não há problema. Na vizinha Cassis, podem alugar barcos, caiaques e até bicicletas. Vale a pena fazer um passeio de barco pelas calanques e aproveitar as praias maravilhosas de Cassis no final do dia.

Plage Notre Dame

As florestas de eucaliptos e pinheiros são o cenário da Plage Notre Dame, sem dúvida uma das praias mais bonitas da França.

Esta baía protegida, de águas cristalinas azul-turquesa, fica localizada na ilha de Porquerolles e é perfeita para a prática de snorkel.

Plage Notre Dame
Plage Notre Dame créditos: hyeres-tourisme

Porquerolles é a maior das três ilhas d’Hyères no Parc National de Port-Cros. Os automóveis não são permitidos por isso a melhor maneira de explorar a ilha é a pé ou de bicicleta.

Para chegar a Porquerolles temos de apanhar um ferry no porto de Giens (La Tour Fondue), localizado na cidade de Hyères.

Plage de l'Amour

Sigam a trilha costeira entre Plage de L’Escalet até Cap Taillat no Golfo de St Tropez e encontrarão várias pequenas enseadas e praias perfeitas para nadar, fazer paddleboarding ou praticar snorkel. A Plage de l’Amour fica mais ou menos no meio.

Plage de l'Amour
Plage de l'Amour créditos: Vivaweek

Preparem uma cesta de piquenique para o dia inteiro e explorem todos os cantos e recantos que se encontram ao longo desta caminhada. Não deixem de subir o Cap Taillat: as vistas para a baía são deslumbrantes!

Pampelonne Beach

Pampelonne Beach fica a cerca de seis quilómetros do centro da cidade de St Tropez, logo abaixo da charmosa vila de Ramatuelle. É um local onde os desportos aquáticos, os iates, e o mar cintilante combinam perfeitamente com os elegantes clubes de praia e com os restaurantes de luxo.

Pampelonne Beach
Pampelonne Beach créditos: Unsplash

Embora seja uma das praias mais famosas e populares da França e esteja repleta de espreguiçadeiras e chapéus de sol com uma diária cara, encontramos algumas áreas onde é possível desfrutar sem ter de pagar nada.

Paloma Beach

A praia de Paloma brilha na península de Cap Ferrat e é considerada uma das melhores praias da Riviera Francesa. Talvez por isso atrai os ricos e famosos que muitas vezes são avistados a nadar e a passear de barco nas águas cristalinas da enseada.

Paloma Beach
Paloma Beach créditos: Landen Kerr

Os praticantes de snorkel gostam de vir aqui porque as áreas rochosas, de ambos os lados da praia, possuem prados de ervas marinhas onde se encontram muitos peixes e até estrelas do mar.

Atenção que apesar de algumas secções da praia serem públicas, grande parte do areal está ocupado por um restaurante privado com o mesmo nome e é preciso pagar para ter acesso às espreguiçadeiras.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.