Visitar São Francisco, na Califórnia, é uma experiência única, pois a cidade é conhecida pela sua história, diversidade cultural, belezas naturais e ícones famosos. A gastronomia variada de São Francisco também se destaca, com pontos fortes na cozinha italiana e chinesa, não esquecendo os famosos restaurantes dos anos 60 ou até a gastronomia portuguesa.

Nesta cidade, esteja preparado para mudanças rápidas de clima, mesmo durante o verão, é normal os nevoeiros ou até alterações repentinas de temperatura. A cidade oferece uma variedade de atividades, e, para ajudar, deixamos aqui algumas sugestões sobre o que visitar em São Francisco. Existem voos diretos para São Francisco a partir de Lisboa, não se esqueça que tem de fazer o ESTA no site oficial para viajar para os Estados Unidos.

Golden Gate Bridge

Um dos ícones mais reconhecíveis do mundo. Pode ser apreciado de vários pontos da cidade. Caminhar ou andar de bicicleta pela ponte é uma experiência muito popular. Existem autocarros que o podem levar ao início da ponte, do lado do Golden Gate Bridge Welcome Center, ou do outro lado, o do H. Dana Bowers Memorial Vista Point.

Alcatraz Island

Visite a antiga prisão de Alcatraz, situada numa ilha na Baía de São Francisco. É uma atração turística fascinante que oferece passeios guiados pela prisão. Existem vários pontos de venda de entradas ou pode também comprar o bilhete pela internet.

Alcatraz Island
Alcatraz créditos: Unsplash

Fisherman's Wharf

Uma área à beira-mar cheia de restaurantes, lojas e entretenimento. É também de onde partem muitos passeios de barco.

Pier 39

Uma atração movimentada no Fisherman's Wharf, conhecida pelas lojas de souvenirs, restaurantes e a famosa colónia de leões-marinhos, uma das maiores atrações do Pier 39.

Pier 39
Leões-marinhos no Pier 39 créditos: Unsplash

Chinatown

Explore a Chinatown de São Francisco, uma das maiores e mais antigas da América do Norte, com lojas, mercados e arquitetura vibrante. Experimente a autêntica cozinha chinesa num dos muitos restaurantes do bairro, irá ficar fascinado!

Chinatown
Chinatown créditos: Unsplash

Little Italy

A "pequena Itália" está localizada no bairro de North Beach, colado a Chinatown. Sinta o espírito da Beat Generation na livraria de vários andares City Lights e no bar Vesuvio Cafe, decorado com muitas recordações. Em Telegraph Hill, a escadaria Filbert Steps oferece uma caminhada cénica até à icónica Coit Tower, com murais da época da WPA e vistas panorâmicas.

Castro

É conhecido como um dos locais históricos da comunidade LGBTQ+. Castro tornou-se um centro da cultura LGBTQ+ na década de 1960. Foi uma das primeiras áreas urbanas nos Estados Unidos a ser associada principalmente à comunidade gay. É palco de diversos eventos ao longo do ano, incluindo marchas do orgulho LGBTQ+ e celebrações específicas da comunidade. O bairro é conhecido pela sua atmosfera acolhedora e inclusiva. Existem centros comunitários que oferecem recursos e apoio à comunidade LGBTQ+. Castro tem uma variedade de restaurantes que servem diferentes tipos de cozinha. Rico em história, cultura e diversidade, o bairro de Castro proporciona uma experiência única aos visitantes. Se estiver interessado na história LGBTQ+ ou apenas quiser explorar uma parte vibrante de São Francisco, Castro deve fazer parte do roteiro.

Castro
Castro créditos: Unsplash

SFMOMA

O Museu de Arte Moderna de São Francisco é uma instituição cultural de renome que abriga uma coleção impressionante de arte moderna e contemporânea. Inaugurado em 1995, desde então, tem sofrido alguns melhoramentos.

SFMOMA
SFMOMA créditos: Unsplash

Teatro Orpheum

Se gosta de teatro, confira as produções no Teatro Orpheum, que muitas vezes apresenta musicais da Broadway.

Palace of Fine Arts

Um local histórico e arquitetonicamente impressionante, ótimo para passeios e fotos.

Palace of Fine Arts
Palace of Fine Arts créditos: Unsplash

São Francisco City Hall

O edifício da Câmara Municipal, datado de 1915 com cúpula dourada, inclui também a elegante War Memorial Opera House, o Asian Art Museum e uma enorme praça. Se procura atividades culturais, pode escolher entre as peças e concertos em lugares históricos como o Davis Symphony Hall e o SFJazz Center.

Dolores Park

Está localizado no bairro Mission, abrangendo a área entre a 19th Street e a 20th Street, ao longo da Dolores Street. Dolores Park é conhecido por suas áreas espaçosas de relvado verde, perfeitas para piqueniques, desportos ou apenas relaxar numa manta. A parte mais elevada do parque oferece uma excelente vista panorâmica da cidade, tornando-o um local popular para apreciar também o pôr do sol. O parque exibe frequentemente arte urbana e murais coloridos que adicionam uma atmosfera vibrante. Há uma área reservada aos animais de estimação, permitindo que brinquem e socializem. Dolores Park é um lugar querido pelos moradores locais e turistas, proporcionando um ambiente relaxado e animado.

Dolores Park
Dolores Park créditos: Unsplash

Golden Gate Park

Um vasto parque com jardins, lagos, museus e percursos interessantes. É um local popular para atividades ao ar livre.

Twin Peaks

É, sem dúvida, uma das vistas mais fascinantes de 360º sobre a cidade de São Francisco. Um dos pontos mais altos da cidade e a não perder. Vá num dia de céu azul e terá uma das vistas mais fascinantes da cidade.

Twin Peaks
Amanhecer a partir de Twin Peaks créditos: Unsplash

Mission District

Com raízes latinas e uma atmosfera hispter, o nome deste bairro vem da Missão Dolores, em 1776. Clubes latinos de música ao vivo, taquerias, restaurantes emblemáticos, gelatarias gourmet, são muitas as atrações gastronómicas e de música deste bairro. Estúdios de tatuagens e murais vibrantes com cores bem garridas pintam o lugar de alegria e são um convite aos olhares dos fotógrafos que por aqui passam.

Mission District
Mission District créditos: Unsplash

Cable Car

É obrigatório fazer os percursos das ruas íngremes da cidade nos famosos e históricos cable cars de São Francisco. O cable car tem três linhas que percorrem algumas das zonas mais interessantes da cidade: o bairro financeiro, Nob Hill, Chinatown, North Beach, Russian Hill ou Fisherman’s Wharf.

  • Powell-Hyde: Sai de Market e Powell, passa pela Union Square, o Museu do Cable Car, Nob Hill, Russian Hill, Lombard Street e termina na Ghirardelli Square.
  • Powell-Mason: Sai de Market e Powell, e circula por North Beach para terminar o seu trajeto perto de Fisherman’s Wharf.
  • California Street: Percorre o bairro financeiro, Chinatown e Nob Hill.
Cable Car
Cable Car créditos: JL

São Francisco tem excelentes transportes e uma variada rede em que os turistas conseguem se movimentar facilmente, desde o metro, os famosos streetcars, os já falados cable cars e trolleys. Será útil visitar o site MUNI dos transportes de São Francisco e até mesmo fazer download da aplicação para passes diários ou o mais aconselhado, o Day Visitor Passport.

Painted Ladies

As famosas casas Painted Ladies, junto ao Alamo Square Park, são caracterizadas pelo seu estilo arquitetónico vitoriano, distinto, com detalhes complexos, grandes janelas e, claro, cores vibrantes e variadas. O cenário destas casas contra o horizonte da cidade, incluindo os arranha-céus modernos e a Pirâmide Transamerica, cria uma vista única e icónica.

Painted Ladies
Painted Ladies créditos: Unsplash

Lombard Street

É uma das ruas mais famosas da cidade. Ganhou destaque internacional devido às suas características invulgares, para além da sua inclinação, a rua é em ziguezague. Já foi palco de vários filmes. Uma paragem a fazer no trajeto do cable car Powell-Hyde.

Lombard Street
Lombard Street créditos: Unsplash