Vista como a irmã mais nova de Bueno Aires, a famosa capital do país do tango, Rosário é também conhecida como o berço da bandeira argentina, sendo também um importante centro cultural, económico, educativo e com muito entretenimento.

Basta caminhar para descobrir bons restaurantes, museus interessantes, parques verdejantes e outras atrações. Se visitar Rosário não pode deixar de visitar o Parque da Independência, o mais antigo da cidade, fundado em 1902.

O parque, que fica aberto 24 horas por dia, abriga a Fonte das Águas Dançantes que realiza um espetáculo de cores e sons durante o pôr do sol às sextas, sábados e domingos.

Uma dos principais cartões de visita da cidade, é o Monumento Histórico Nacional a la Bandeira, que fica no Parque Nacional da Bandeira. Com 70 metros de altura, o obelisco foi instalado às margens do rio Paraná, onde a bandeira da Argentina foi erguida pela primeira vez na história, no dia 27 de fevereiro de 1812.

Monumento Histórico Nacional a la Bandeira
créditos: sabocean@Pixabay

Outra atração importante da cidade é o Teatro El Círculo, que conta com mais de um século de história. A Praça 25 de Maio, batizada com este nome em homenagem à revolução de maio de 1810 que levou ao processo de independência da Argentina, é um must see. A praça é bem arborizada e florida, com várias esculturas, no entanto, o que chama mais a atenção são as construções históricas ao redor.

Ao redor da 25 de Maio encontra-se a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o monumento Coluna da Liberdade e a sede do Poder Executivo de Santa Fé, o Palácio dos Leões.

O Parque de Espanha é um bom lugar para apreciar o rio Paraná acompanhado por um mate. É provável que, em algum momento, passe pela famosa avenida Boulevard Oroño. Para além da sua beleza, a avenida tem monumentos, bares, restaurantes e casas noturnas. Assim, é perfeita para um passeio a qualquer hora do dia.

Para ficar a conhecer o lado mais moderno da cidade, vale a pena visitar o City Center Rosario, o maior complexo de entretenimento da América Latina. 

Por estar localizada às margens do Rio Paraná, que oferece belas vistas e passeios de barco, Rosário tem um porto internacional ativo. Como se não bastasse, a cidade também concentra grande atividade industrial e é lar de diversas empresas multinacionais. Entretanto, Rosário não é apenas sinónimo de indústrias, mas também de inovação: a cidade tem o seu próprio pólo tecnológico, um dos mais importantes da Argentina, e, por isso, é também um bom destino para conciliar trabalho e lazer.

Apesar da oferta turística, Rosário nunca foi Buenos Aires, a andina Bariloche ou as vinícolas Mendoza, mas, hoje em dia, já atrai turistas de diferentes partes do mundo graças ao jogador de futebol Lionel Messi.

Numa entrevista à agência EFE, Adrián Ghiglione, secretário municipal de Desporto e Turismo da cidade, garantiu que Messi potencializou o turismo de Rosário e "posicionou a cidade no mundo”.

Seguindo os passos Messi

Um dos roteiros turísticos mais procurados pelos viajantes em Rosário é o Circuito Messi que nos faz viajar pelo passado do jogador ao percorrer os lugares simbólicos na vida do camisola 10 da seleção argentina. O passeio inclui uma paragem na escola que o jogador frequentou, os campos em que fez os primeiros golos e a casa onde foi criado.

Segundo Ghiglione, os argentinos que visitam Rosário, visitam-na para se aproximarem da cidade pela cultura, arquitetura, pelo teatro e, "de passagem", encontram o Circuito Messi. Já quem vem de fora da Argentina chega à cidade por causa do Circuito Messi.

De acordo com as declarações do secretário à EFE, o “fanastimo” existente à volta do jogador faz com que muitas pessoas viajem “especificamente” para Rosário. “De passagem, essas pessoas percorrem a cidade”, conclui.

“Ter Messi como embaixador, fez-nos chegar a todos os cantos do mundo”, afirmou, salientado que o facto faz com que seja importante para a cidade ser conhecida através de Messi.

As homenagens a Messi no bairro da sua infância

Conta a Associated Press (AP) que Messi, quando era pequeno, dividia a sua atenção entre o futebol e as brincadeiras com os amigos que incluíam passeios de bicicleta, a construção de cabanas, o jogar às escondidas e até o “furto” de limões do limoeiro do vizinho para fazerem limonadas nas tardes de verão.

Messi cresceu no modesto bairro da cidade de Rosário, La Bajada, que hoje conta a sua história e convida a uma viagem por este passado. Veja na fotogaleria.

Rosário, berço de craques da bola e revocucionários

Messi pode ser o maior embaixador de Rosário, no entanto, nesta cidade também nasceram o jogador de futebol Ángel Fabián Di María Hernández e Che Guevara (Ernesto Rafael Guevara de la Serna).

Como chegar a Rosário

A cidade conta com um aeroporto moderno, o Aeroporto de Rosário. Se já estiver na Argentina, pode chegar a Rosário facilmente de autocarro a partir de Bueno Aires.

Quando visitar Rosário

É possível visitar Rosário em qualquer altura uma vez que a temperatura é agradável durante todo o ano. Contudo, os meses mais chuvosos são entre outubro e abril e os mais quentes de novembro a março (temperaturas entre 15ºC e 28ºC).

Os meses mais frio, entre maio e agosto, contam com temperaturas ente os cinco e os 17 graus.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.