Há uma nova tendência de viagens entre a geração mais nova (conhecida como os Milénios) e chama-se bleisure. Um conceito que combina viagens de negócios com um toque de lazer.

Entre os diversos destinos da América Latina, há 4 cidades ideais para aproveitar o melhor do bleisure.

Rosário, Argentina

Rosário pode parecer a irmã mais nova de Buenos Aires, mas ela é muito mais do que isso: esta cidade histórica, também conhecida como o berço da bandeira argentina, é um importante centro cultural, económico, educativo e com muito entretenimento (além de ser a terra natal de Lionel Messi).

Localizada às margens do Rio Paraná, que oferece belas vistas e passeios de barco, Rosário tem um porto internacional ativo. Como se não bastasse, a cidade também concentra grande atividade industrial e é lar de diversas empresas multinacionais. Entretanto, Rosário não é apenas sinónimo de indústrias, mas também de inovação: a cidade tem o seu próprio pólo tecnológico, um dos mais importantes da Argentina.

Entre um dia de trabalho e outro, os viajantes podem aproveitar para conhecer o centro histórico de estilo colonial e visitar o imponente Monumento à Bandeira. Além disso, não deixe de aproveitar uma tarde para apanhar um pouco de sol e desfrutar do verde do belíssimo Parque da Independência.

São Paulo, Brasil

São Paulo não é apenas uma grande metrópole da América Latina, mas sim do mundo. Além de ser um importante centro de cultura e entretenimento, também é a meca dos negócios: a bolsa de valores, a BM&F Bovespa, está entre as maiores da América Latina. Mais da metade das empresas internacionais com negócios no Brasil estão sediadas na cidade, além de ser a que mais recebe eventos internacionais.

Por estes motivos, o bleisure atinge São Paulo com força. E o que as pessoas que visitam a cidade podem fazer para aproveitar ao máximo a sua viagem? O deslumbrante Parque do Ibirapuera, localizado entre 3 grandes avenidas, é perfeito para passear durante o tempo livre e desfrutar da natureza ou simplesmente fazer um pouco de exercício antes de um longo dia de trabalho.

Não se esqueça que para trabalhar bem, também é importante comer bem! A diversidade culinária de São Paulo, que além de contemplar a gastronomia de vários países, há também opções para todos os orçamentos, deve ser admirada.

Para viagens em grupo, uma boa opção é o bairro de Pinheiros, imerso na cultura hipster, ou o boémio bairro Vila Madalena, ideal para os amantes da arte de rua.

Barranquilla, Colômbia

Barranquilla, conhecida como a Porta de Ouro da Colômbia, é o principal centro económico da região das Caraíbas, tanto que insere-se na categoria de Distrito Especial, Industrial e Portuário. Barranquilla está especialmente preparada para o bleisure, e a parte norte da cidade concentra hotéis que têm as infraestruturas ideais para viagens de negócios.

Barranquilla é claramente o lugar ideal para fazer negócios, mas por que não aproveitar também o seu charme? Quem visita Barranquilla a negócios deve reservar umas horas para passear pelo bairro tradicional de El Prado ou por Bocas de Ceniza, ponto onde o rio Magdalena se encontra com o Mar das Caraíbas. Além disso, Barranquilla tem uma vida cultural única e é Património Oral e Imaterial da Humanidade da UNESCO. Se a sua viagem a negócios coincidir com o carnaval, aproveite para usufruir da cultura colombiana ao máximo, participando do Carnaval de Barranquilla, o mais famoso da Colômbia.

Santiago, Chile

A cidade de Santiago localiza-se numa planície cercada por montanhas. Além de ser a capital do Chile, é um dos principais pólos de desenvolvimento económico da América Latina, o que a torna um dos principais destinos bleisure.

A cidade tem um centro financeiro imponente, com um nome igualmente impressionante: Sanhattan. Este distrito é composto por 50 torres de escritórios onde estão as empresas multinacionais. Quem tem a oportunidade de viajar até Santiago a negócios vai encontrar muita coisa para fazer durante o tempo livre, que vai desde passear pelo centro histórico e desfrutar da sua arquitetura colonial, até fazer um passeio de teleférico até o Cerro San Cristóbal para apreciar a vista e admirar a imagem da Virgem que fica no topo.

Santiago é uma cidade de contrastes e sob a sombra das suas torres modernas, vai encontrar grandes áreas verdes como o Parque Florestal, o Parque O'Higgins (casa do Lollapalooza) e o Parque Quinta Normal, que oferecem atividades culturais e recreativas, além de lagoas para passear de barco. Aproveite o ar fresco e o sol a apenas um passo do escritório.

Fotos: Booking.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.