Uma das melhores formas de proteger a vida selvagem é visitar parques e reservas naturais. Do Chobe, ao Pantanal, das Galápagos ao Serengeti, estes são alguns dos melhores parques de vida selvagem do planeta.

Parque Nacional Etosha, Namíbia

O Parque Nacional Etosha é um dos meus favoritos e já o visitei mais do que uma vez. Aqui pode ver vida selvagem de bem perto. No parque da “Terra Branca” irá partilhar o espaço com enormes manadas de elefantes, girafas, leopardos e rinocerontes. Numa palavra: imperdível.

Parque Nacional Etosha
As girafas são comuns no Parque Nacional Etosha, pois são animais resistentes e que não dependem de água com regularidade. créditos: Jorge Duarte Estevão

Parque Nacional Corcovado – Costa Rica

O Parque Nacional Corcovado era um dos locais que tinha na lista para visitar na Costa Rica. No entanto, devido a imprevistos, acabei por não conseguir visitar um parque onde residem 10% do total dos mamíferos do continente americano.

As matas do Corcovado dão abrigo a grande variedade de animais e plantas. Aí vivem espécies como: preguiças, jaguares, macaco-esquilo, crocodilos, tucanos, araras-vermelhas, javalis, tartarugas-marinhas, crocodilos e borboletas.

12 locais que os amantes da natureza devem visitar
Parque Nacional Corcovado, Costa Rica. A National Geographic considerou-o como "o parque mais biologicamente intenso da Terra em termos de biodiversidade". Para quem gosta de observar a vida selvagem, este é um dos locais a visitar. Foto: Wikipedia

Parque Nacional Chobe – Botswana

A riqueza de vida selvagem que encontrei no Botswana maravilhou-me. O Chobe dispõe de incríveis concentrações de animais, com destaque para os elefantes – perto de 100 mil. Além destes mamíferos, no Chobe habitam girafas, zebras, impalas, gnus, kudus, javalis, leões, hienas, chitas e leopardos.

Parque Nacional Chobe
No Parque Nacional Chobe, existem enormes manadas de elefantes - talvez a maior concentração destes mamíferos em África. créditos: Jorge Duarte Estevão

Ilhas Galápagos – Equador

Para apreciadores de vida selvagem, estas ilhas do Equador são um destino de eleição. Reconhecidas pela UNESCO, as Ilhas Galápagos são o habitat predilecto para tartarugas gigantes, tartarugas-marinhas, iguanas marinhas, ou o cormorão-das-galápagos, além de espécies de aves, pinguins e um sem fim de vida marinha.

Galápagos, Equador

Antártida

A Antártida - o continente Branco - faz parte dos sonhos de muitos viajantes. Com excepção de alguns animais herbívoros, todos os animais são predadores, como é o caso das baleias, diversas espécies de pinguins – incluindo pinguim-imperador – focas, focas-leopardo, elefante-marinho e aves marinhas.

Antártida

Parque Nacional Yala – Sri Lanka

O Parque Nacional Yala, no Sri Lanka, é o mais visitado e o segundo maior deste país asiático. Além dos elefantes, irá também encontrar crocodilos, macacos e mais de quatro dezenas de tipos de mamíferos residentes. A população de leopardos residentes é, igualmente, considerável no parque.

Safari Sri Lanka - Yala

Se quiser saber outros locais onde assistir à vida selvagem, dê uma espreitadela neste artigo.

Ou siga-me no FacebookInstagram. Fico à sua espera.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.