É pequena mas um pouco difícil de explorar em virtude de ter sido construída quase toda na vertical. Escadas não faltam, sempre que subimos um lance há mais um à nossa espera e depois outro e mais outro e mais outro… há escadas para tudo que é lado e até escadas que não vão dar a lado nenhum.

Positano: a joia da Costa Amalfitana conquista entre o caos e o romantismo
créditos: Travellight e H. Borges
Positano
créditos: Travellight e H. Borges

Parece caótica, desorganizada, quase uma metáfora do mundo em que vivemos: bonito mas super povoado. Cheio de becos, subidas e descidas, histórias e sonhos por onde nos perdemos enquanto procuramos encontrar um sentido ou uma orientação para a vida.

Mas Positano é também romântica, fotogénica, tem águas quentes, belos alojamentos, fantásticos restaurantes e terraços. Não é à toa que é considerada a joia da Costa Amalfitana. É um daqueles lugares a que todos deviam ir, pelo menos uma vez na vida!

A seguir, deixo cinco atrações a não perder:

1. Spiaggia Grande

Spiaggia Grande
Spiaggia Grande créditos: Travellight e H. Borges

É a principal praia de Positano, ideal para relaxar ao sol ou saborear a comida típica do local, pois existem muitos restaurantes e bares. No verão, é o centro dos eventos organizados pelo município de Positano.

2. Igreja de Santa Maria Assunta

Igreja de Santa Maria Assunta
Igreja de Santa Maria Assunta créditos: Travellight e H. Borges

A sua cúpula central, revestida de ladrilhos em tons de verde, amarelo e azul, domina a paisagem de Positano. A estrutura, que é do século X, foi construída no local em que antes havia uma abadia beneditina dedicada a São Vito, um dos primeiros padroeiros de Positano.

3. Arte e Artesanato

Positano
créditos: Travellight e H. Borges

Se gostam de apreciar arte e artesanato há uma série de pequenas galerias no centro da cidade que não podem deixar de espreitar e também é muito fácil de encontrar por todo o lado exemplos do artesanato local, é só estar atento.

4. "Sentiero degli Dei"

O Caminho dos Deuses é uma espectacular trilha de caminhada na Costa Amalfitana que termina em Nocelle, acima de Positano. O caminho é quase de 8 quilómetros, tem vistas incríveis e leva cerca de 3 horas, mas é uma trilha fácil de fazer, se caminharmos de Agerola para Nocelle.

5. La Grotta di Fornillo

Esta gruta, localizada no meio da Via Pasitea, é uma caverna formada naturalmente que remonta a 1600. No Natal, os habitantes de Positano fazem aqui um enorme presépio que representa a própria cidade.

La Grotta di Fornillo
La Grotta di Fornillo créditos: Travellight e H. Borges

O aeroporto mais próximo de Positano é o aeroporto de Nápoles. De lá, podemos alugar um carro ou apanhar um autocarro para Sorrento e depois de lá apanhar outro autocarro ou um ferry para Positano.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.