No coração da Floresta Negra na Alemanha, o Mercado de Natal de Ravenna Gorge (Desfiladeiro de Ravenna) é um dos segredos mais bem guardados nesta época festiva. Escondido sob os imponentes arcos do viaduto ferroviário de Höllental, este mercado único combina o encanto das tradicionais festividades alemãs com a deslumbrante beleza natural da região. Este é, sem dúvida, um dos Mercados de Natal mais especiais que já visitei.
Imaginem-se a passear entre luzes cintilantes e árvores cobertas de neve, rodeados pelo aroma reconfortante de doces tradicionais e do típico vinho quente, ao som de músicas natalícias. É exatamente esse o cenário que encontrarão no Mercado de Natal de Ravenna Gorge. O contraste entre os chalés de madeira rústicos, que oferecem muitas opções de artesanato e iguarias da época, e o cenário deslumbrante da Floresta Negra cria uma atmosfera verdadeiramente distinta.
Localizada perto de Freiburg, no sul da Alemanha, próxima das fronteiras com a Suíça e a França, esta região está muito bem conectada a nível de transportes. Os aeroportos mais próximos são Basileia na Suíça, a cerca de uma hora de distância, ou Frankfurt na Alemanha, a menos de 3 horas. Destes aeroportos é possível alugar um carro ou utilizar transportes públicos para chegar a Ravenna Gorge.
A área circundante na Alemanha tem muito para oferecer aos visitantes, desde cidades interessantes como Freiburg e Baden Baden, a vilas típicas como Triberg, ou a icónica Floresta Negra. Nesta quadra festiva vale também a pena visitar outros Mercados de Natal famosos que se situam a cerca de uma hora de carro como o de Basileia na Suíça, ou os de Colmar e Estrasburgo em França.
Ao contrário de outros Mercados de Natal, o acesso ao de Ravenna Gorge exige a compra antecipada de bilhete no site oficial. Os bilhetes estão geralmente disponíveis a partir de meados de outubro e esgotam rapidamente. Por isso, é essencial planear a visita a este mercado com antecedência. Este ano está aberto apenas aos fins de semana, de sexta-feira a domingo, até 15 de dezembro.
Ao comprar o bilhete, é necessário também escolher um horário específico, pois a permanência no local é limitada a cerca de duas horas e meia. Para uma experiência inesquecível, recomendo a visita à noite, quando as luzes sob o viaduto e as árvores cobertas de neve criam uma atmosfera encantadora. Existem várias tipologias de bilhetes, com opções que incluem estacionamento próximo do mercado ou transferes de Himmelreich, Freiburg ou Titisee. Certifiquem-se de chegar a tempo tanto para a partida do autocarro quanto para o regresso, se escolherem esta opção.
No mercado, a maioria das bancas aceita apenas pagamentos em dinheiro. Este ano havia um multibanco à entrada do mercado, mas é melhor levarem dinheiro convosco. Recomendo também roupas quentes e calçado impermeável, já que o mercado está situado no meio da floresta e pode ficar bastante frio à noite e até mesmo nevar.
Ao visitar o Mercado de Natal de Ravenna Gorge sentirão que estão a entrar num cenário de conto de fadas. A sua localização única torna-o verdadeiramente mágico. Os chalés oferecem produtos artesanais, como ornamentos de madeira, acessórios em tricot e os famosos relógios de cuco da Floresta Negra. Além disso, o mercado é conhecido pelas suas especialidades culinárias e iguarias locais.
Há atividades para todos os gostos e idades. As crianças podem enviar cartas para o Pai Natal no Posto de Correios, sendo que a Trilha do Presépio na floresta envolvente oferece a oportunidade de estar em contacto com a natureza.
Para obter uma vista perfeita do viaduto iluminado, há um ponto de observação bastante bom na entrada do recinto. Outra opção é subir uma colina próxima para ter uma perspetiva panorâmica do mercado. No entanto, aconselho que verifiquem as condições de segurança deste trilho, pois pode estar coberto de gelo, não sendo nesse caso recomendável a subida.
Espero que possam visitar um dia o Mercado de Natal de Ravenna Gorge e que se deixem envolver na magia desta quadra num cenário encantador que ficará para sempre gravado na memória.
Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram).
Comentários