O Rio está na origem do nome Big Bend (que designa uma enorme curva no desfiladeiro esculpida pela força das águas) e dá vida a um deserto árido, ajudando a formar um ecossistema único e maravilhoso.
O rio, o deserto e as montanhas transformam esta região num paraíso para os amantes da natureza. É o lugar ideal para quem gosta de estar ao ar livre, de caminhar, andar a cavalo, praticar canoagem ou observar pássaros.
O Big Bend também é conhecido por ter a menor poluição luminosa de todos os parques nacionais dos Estados Unidos, portanto, é perfeito para observar as estrelas quando o sol se põe. O céu à noite é realmente de tirar o fôlego.
O aeroporto mais próximo do Parque Nacional é o Aeroporto de El Paso, Texas. Não há nenhuma cidade muito perto do Big Bend, mas é possível acampar ou ficar num alojamento como o The Gage Hotel, no povoado de Marathon.
O Parque abriga algumas trilhas incríveis, que permitem caminhadas pelo deserto, ao lado do rio Rio Grande e por desfiladeiros.
O Big Bend é dividido essencialmente em três áreas principais: a Vila de Rio Grande (também conhecida por Boquillas), a cordilheira de Chisos e a estrada cénica de Ross Maxwell que conduz até aos desfiladeiros de Castolon e de Santa Elena.
Para quem fica hospedado em Marathon, no The Gage Hotel, a cordilheira de Chisos é o ponto mais próximo e a Vila Rio Grande fica mais a sul. O desfiladeiro de Santa Elena, pelo contrário é mais próximo de Terlingua, do lado oeste do parque.
O parque é grande, mas de carro é possível ficar em qualquer dos seus lados, percorrê-lo e voltar no mesmo dia.
A trilha do Desfiladeiro de Santa Elena é uma das mais belas do Big Bend e absolutamente obrigatória para quem visita o Parque pela primeira vez.
Esta incrível caminhada de 2,5 km, conduz-nos através de um dos cenários mais dramáticos e cinematográficos do Big Bend. A trilha percorre a margem do rio Grande, às vezes à beira da água e às vezes mais acima revelando as enormes paredes do estreito desfiladeiro. A água e o sol refletidos nas rochas causam um efeito muito bonito, é uma paisagem espetacular.
No final da trilha, o caminho leva-nos até à beira da água e, se a água estiver baixa, podemos percorrer o desfiladeiro e tirar as melhores fotos. À tarde, a trilha pode ser bastante quente, mas o terço final da rota fica à sombra e é mais agradável.
A trilha da Balanced Rock (rocha equilibrada), é outra das preferidas dos visitantes porque conduz a uma formação rochosa única no Parque.
A Balanced Rock tem a forma de um triângulo e um dos lados é uma grande pedra que parece estar equilibrada de forma precária sobre as outras duas.
É relativamente fácil lá chegar (a trilha tem 3,5 km), mas no pico do sol pode ser extraordinariamente quente.
O caminho começa 10 quilómetros antes por uma estrada de terra acidentada, que é melhor fazer num carro 4x4. A caminhada em si não leva muito tempo, mas a viagem pela Estrada Grapevine Hills é lenta e demorada.
As fontes termais são mais um dos destaques do parque. A maioria das pessoas anda apenas até às fontes termais, mas a trilha completa, com menos de um quilómetro de comprimento, oferece vistas incríveis sobre o Rio Grande e sobre as montanhas.
Se, depois do estacionamento, atravessarmos a ponte e virarmos à esquerda, encontramos um caminho que sobe gradualmente pelo rio acima e proporciona vistas panorâmicas fantásticas, em ambas as direções, sobre o Rio Grande. O caminho continua e desce depois até ao rio e até às fontes termais, onde podemos parar para mergulhar nas águas quentes.
Para chegar até às fontes passamos também por algumas estruturas abandonadas de um antigo resort construído em 1920.
Esta caminhada fica a uma curta distância de carro da vila de Rio Grande.
Quem está interessado em fazer apenas num pequeno passeio pelo deserto, a trilha natural do deserto de Chihuahuan é o lugar perfeito. Aqui podemos aprender sobre a flora, fauna e geologia da área. Vários cartazes ao longo da trilha oferecem informações sobre as plantas e sobre a paisagem circundante.
A trilha natural do deserto de Chihuahuan está localizada em Dugout Wells, onde há nascentes naturais, uma pequena área de piquenique sob uma grande árvore e um velho moinho de vento.
Por fim, destaco a Trilha da Mina Perdida (Lost Mine Trail). Uma caminhada agradável ao longo da cordilheira de Chisos, com belas vistas sobre o Desfiladeiro de Juniper. É um bom lugar para observar pássaros e outras espécies.
Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook
Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World
Comentários