Moderna e cosmopolita, vive harmoniosamente com a sua dimensão histórica. Os espaços abertos, tão característicos do país, fazem parte da sua identidade, convivendo ainda com a proximidade a um dos melhores parques naturais da Finlândia.

Muito mais que a capital finlandesa, é uma cidade que se impôs pelo seu estilo de vida. Ideal para descobrir a pé, de comboio, metro ou bicicleta, convida a agradáveis passeios.

Conheça aqui as nossas sugestões imperdíveis. E reserve já os seus bilhetes para Helsínquia com a TAP.

Catedral de Helsínquia

O estilo neoclássico da principal catedral da cidade torna-a numa das maiores atrações da cidade. Construída em 1852, como tributo ao czar Nicolau I da Rússia, continua a ser o palco dos principais eventos de Estado. Concebida por Carl Ludvig Engel com o intuito de ser o maior ponto da praça de Senaatintor, é conhecida pela cúpula verde de maior dimensão e pelas quatro cúpulas mais pequenas. Atualmente, funciona na sua cripta um café.

Fortaleza da ilha de Suomenlinna

Composta por seis ilhas, Suomenlinna é um dos locais mais visitados no país. Apanhe o ferry e visite a deslumbrante fortaleza construída em 1748, quando a Finlândia pertencia ao reino sueco. Foi reconhecida pela UNESCO como um dos mais belos exemplos da arquitetura militar do século XVIII e é Património da Humanidade desde 1991. Habitada atualmente por 850 residentes continua a ser o lar da Academia Naval finlandesa. É independente de Helsínquia e conhecido por ter um ambiente cultural de vanguarda, com vários estúdios de artistas.

Fortaleza

Parque Nacional Nuuksio

A cerca de 30 quilómetros de Helsínquia situa-se aquela que será a maior surpresa para os amantes da natureza. O Parque Nacional Nuuksio é um escape para os habitantes, mas será um cenário idílico para os forasteiros. Os penhascos rochosos e os grandes lagos remetem-nos para a fotografia de uma vida tranquila, enquanto a floresta verde facilmente conduz a um filme de aventuras. Poderá ainda ter a sorte de encontrar o esquilo voador siberiano, já que estará também no lar de uma grande variedade de animais. As boas notícias não se esgotam por aqui, uma vez que é permitido acampar ou pernoitar num dos charmosos hotéis que o parque dispõe, podendo ainda fazer atividades como canoagem ou pesca.

Parque

Museu de Arte de Ateneum

Integrado na Galeria Nacional finlandesa, o Museu de Arte Ateneum é o lar da maior coleção de arte finlandesa do país. Inclui uma vasta coleção de arte dos séculos XVIII, XIX e XX e de arte ocidental do século XX, nomeadamente de artistas como Van Gogh e Paul Gauguin. A par da exposição permanente pode encontrar frequentemente exposições temporárias.

Museu

Finlândia Hall

Situado em frente ao Museu Nacional da Finlândia, na baía de Töölönlahti, esta sala de concertos é das mais elegantes obras arquitetónicas da cidade. Projetado por Alvar Aalto em 1971, é revestido na totalidade a mármore italiano e granito finlandês. Além de funcionar como sala de concertos, acolhe ainda eventos políticos e culturais, mas é a sua dimensão estética que impressiona.

Hall

Igreja Temppeliaukio

De uma beleza singular, tornou-se, na realidade, popular devido à acústica ideal para concertos. Inaugurada em 1969, é uma construção moderna levada a cabo pelos irmãos Suomalainen. Foi edificada a partir de uma rocha de granito, cujo interior foi extraído para dar forma às paredes, formando uma estrutura circular. Tem 180 pequenas janelas que permitem a iluminação natural. Uma atração diferente que certamente não irá esquecer.

Igreja
SONY DSC
Helsínquia desde 170€