Imagem: Ilêt Caret | créditos: Ir em Viagem

Encontramos tudo isto na Guadeloupe, um departamento ultramarino francês, que faz parte das Pequenas Antilhas, e é embalada pelo mar do Caribe de um lado, e pelo Atlântico do outro. Com forma de borboleta, é conhecida como a Ilha Karukera, que significa a Ilha das Belas Águas. Ela representa a diversidade natural, com um Parque Nacional que é Reserva Mundial da Biosfera da Unesco, a cor do carnaval, a beleza do Caribe e o “sorriso” de gentes apaixonadas pelas suas tradições.

Partilhamos com vocês 10 experiências imperdíveis para quem visita a Ilha da Guadeloupe.

1. Fazer um trilho no Parque Nacional da Guadeloupe

Considerado Reserva Mundial da Biosfera da Unesco, o Parque Nacional da Guadeloupe está localizado na ilha de Basse-Terre. Tem mais de 300 Km de trilhos pedestres, uma floresta tropical, marcada por uma flora com mais de 100 espécies de orquídeas, uma fauna considerável e mais de 70 cascatas.

Fazer um trilho no Parque Nacional da Guadeloupe
créditos: Ir em Viagem
Fazer um trilho no Parque Nacional da Guadeloupe
créditos: Ir em Viagem

2. Subir ao vulcão de La Soufriére

O Vulcão La Soufriére está situado no interior do Parque Nacional e tem 1467 m de altitude. Tem trilhos sinalizados para a subida e, lá de cima, oferece-nos uma vista privilegiada sobre toda a ilha. Como está ativo, é um dos vulcões mais vigiados do mundo.

Subir ao vulcão de La Soufriére
créditos: Ir em Viagem

3. Fazer mergulho na Réserve Cousteau

Com a água a uma temperatura de sonho (26 graus), peixes de mil e uma cores, corais e tartarugas, este é o local ideal para um batismo de mergulho.

Fazer mergulho na Réserve Cousteau
créditos: Ir em Viagem

4. Visitar as Ilhas Les Saintes

Les Saintes são compostas por duas ilhas habitadas, Terre-de-Haut e Terre-de-Bas. Alugue uma scooter e passeie pelas ilhas. Terre-de-Haut é a mais visitada e com mais população, oferecendo-nos uma das mais belas baías do mundo. Terre-de-Bas é mais tranquila, mas respira autenticidade.

5. Passar o dia nas praias de Sainte-Anne

Sainte-Anne é um dos locais mais populares e visitados pelos turistas. Aqui podemos encontrar duas das mais bonitas praias da Guadeloupe: a praia De La Caravelle, de areia branca, coqueiros e uma água azul-turquesa, e a praia Du Bourg, com uma atmosfera animada e mais frequentada por turistas e locais.

Passar o dia nas praias de Sainte-Anne
créditos: Ir em Viagem

6. Viver o Carnaval

Se existe tradição que não é esquecida na Ilha da Guadeloupe é o Carnaval. De norte a sul da ilha, é vivido de uma forma apaixonante e as ruas transformam-se em verdadeiras “passerelles” de euforia e animação.

Viver o Carnaval
créditos: Ir em Viagem

7. Perder-se nos Marchés (Mercados)

Quer sentir o pulso da terra? Então vá aos mercados. Aqui encontramos, logo pela manhã, os frutos e legumes frescos, as flores, as especiarias e, claro, todos os produtos locais desta Guadeloupe de tantos sabores e cheiros.

8. Descobrir a Ilha do Rhum: Marie Galante

Marie-Galante tem uma grande produção de Rhum e aí pode ficar a saber um pouco mais sobre todo o processo de fabricação e o cultivo da cana de açúcar... e beber um Rhum inesquecível.

Descobrir a Ilha do Rhum: Marie Galante
créditos: Ir em Viagem

9. Visitar a ponta mais a Este de Grand-Terre: Pointe du Châteux

Pointe des Châteaux é um local protegido, com uma natureza selvagem e conhecido pelas suas formações rochosas criadas pela erosão.

10. Ver o pôr-do-sol e dormir numa das (muitas) praias da Guadeloupe

Seja nas praias de areia branca, seja nas praias de areia preta, viva esta experiência. Leve a tenda e a rede, umas boas Carib (cerveja de Trinidad e Tobago, muito comercializada na Guadeloupe), procure os melhores coqueiros e desfrute deste momento que ficará para sempre na sua memória.

Ver o pôr-do-sol e dormir numa das (muitas) praias da Guadeloupe
créditos: Ir em Viagem
Ver o pôr-do-sol e dormir numa das (muitas) praias da Guadeloupe
créditos: Ir em Viagem

Para ter mais informações sobre cada uma destas experiências e aceder às dicas práticas para visitar esta Ilha, leia o artigo originalmente publicado no blogue Ir em Viagem

Para mais dicas e sugestões de viagem visite o blogue Ir em Viagem e siga-me no Instagram e no Facebook

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.