Foto: © Exploratorium, www.exploratorium.edu

Talvez nunca tenha ouvido falar, mas a 14 de março assinala-se o Dia do Pi (π). Embora o número tenha sido descoberto há milhares de anos, é em 1988 que nasce o seu dia, no Exploratorium, um lugar divertido que explora o mundo através da arte, ciência, percepção humana e tecnologia.

O Dia do Pi foi criado por um físico e colaborador do museu, o Lawrence N. Shaw  (12 de Agosto de 1939 – 19 de Agosto de 2017), em 1988. A ideia de celebrar o Pi nasceu três anos após a morte do fundador do espaço, Frank Oppenheimer. Nesse ano, o físico, mais conhecido por Larry Shaw, e a restante equipa do Exploratorium juntaram-se num retiro em Monterey, Califórnia, à procura de respostas espirituais e também para fazerem brainstorming.

Possivelmente, numa sessão de brainstorming ou momento de instropeção, Larry viu que o dia 14 de março ( 3.14 no formato americano) representava o número Pi  (3,14159). Assim, sugeriu que este servisse de mote para uma reunião anual de equipa.

A temática do evento anual inspira-se neste número irracional. É por isso que o momento alto das celebrações do Dia do Pi acontecem à 1h59  – os números do π a seguir a 3.14.

Anos mais tarde, a filha de Larry, Sara, descobriu que neste dia também se celebra o aniversário de Albert Einstein, que passou a ser incluido nas celebrações do dia.

O dia que começou por ser uma celebração anual no museu é hoje assinalado por amantes da matemática e educadores de diferentes partes do mundo.

Larry Shaw partiu em 2017. Até ao ano da sua morte, liderou os desfiles do Dia do Pi organizados pelo Exploratorium.

O Exploratorium continua a celebrar o Dia do Pi com várias atividades. Para além desta celebração, que acontece uma vez por ano, o museu conta centenas de exposições.