A nova pesquisa da plataforma de viagens Omio revelou as rotas de autocarro e comboio que são mais rápidas que o avião, além de serem muito menos poluentes. Embora voar possa ser a forma mais rápida de ir de um ponto ao outro, há factores que tornam a viagem mais longa, como o tempo adicional necessário para chegar ao aeroporto, a fila para check-in ou para o controlo de segurança, a espera para embarcar, o tempo de recolher a bagagem e até o tempo de viagem entre o aeroporto e o centro da cidade.

Considerando tudo isto, a Omio fez a comparação entre várias rotas e chegou à conclusão que existem rotas de autocarro ou comboio muito mais rápidas do que as viagens avião.

A rota em que o comboio economiza mais tempo em relação ao avião é a que liga Londres a Bruxelas. Viajar de comboio vai economizar até três horas e 30 kg de dióxido de carbono, em comparação com a viagem de avião. De Paris a Londres acontece mais ou menos o mesmo. No caso de Porto a Lisboa, a Omio oferece dados do percurso do autocarro que mostram que pouparíamos cerca de 36 minutos e 32 kg de dióxido de carbono para o percurso. Além do voo a plataforma contabiliza o tempo médio gasto no aeroporto e a fazer a viagem do aeroporto até ao centro da cidade.

Pode ver a tabela completa aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.