Para conhecer Aínsa, em Espanha, são necessárias 9h30 desde o Porto e 10h30 desde a capital portuguesa. Para quem vive na fronteira, como por exemplo Miranda do Douro, são pouco mais de 7 horas para lá chegar.

E por que razão estamos a falar de Aínsa-Sobrarbe? Esta vila na província de Huesca, região de Aragão, foi eleita a mais bonita de Espanha pela revista National Geographic. A publicação destaca este "enclave medieval, com antigos monumentos em pedra, entre os rios Ara e Cinca, a 590 metros de altitude".

Aínsa está rodeada pelo Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido (se gosta de caminhadas tem de fazer o trilho até à cascata de Cola de Caballo), tal como os Parques Naturais de Cañones e Posets, sem esquecer a bela Serra de Guara.

Para entender a beleza envolvente deste lugar é preciso referir que está rodeado dos belos Pirineus, a fronteira natural entre Espanha e França. Se estiver de carro, não deixe de visitar as vilas vizinhas - e igualmente belas - de Panticosa, Sallent de Gállego, Canfranc ou Boltaña.

O portal oficial do Turismo de Espanha destaca a vila como sendo um "magnífico expoente do urbanismo medieval", com a esbelta torre de La Colegiata, o enorme recinto do castelo e as bem preservadas muralhas.

Espreita na fotogaleria abaixo a beleza singular desta vila medieval.

Desde que f0i considerada a vila mais bonita de Espanha, os instragrammers têm invadido o povoado, sendo possível ver o efeito provocado pela eleição nas redes sociais.