Foi descoberta por Henri Coiffait em 1952 e o que a torna especial é o facto da água cair de uma altura de 255 metros, diretamente em Balaa — uma caverna com três pontes naturais que se pensa ser do tempo jurássico.

Como se formou esta maravilha geológica 

Acredita-se que Balaa, ou a Caverna das Três Pontes, como também é designada por causa das formações calcárias que ali se encontram, e a Cascata de Baatara têm mais de 160 milhões de anos, o que significa que já existiam quando os dinossauros vagueavam pela Terra. As três pontes naturais, elevam-se uma acima da outra e pendem sobre o abismo que desce para o Monte Líbano, criando o cenário único que emoldura a cascata de Baatara. 

De acordo com os geólogos, a ponte natural superior da caverna é a formação mais antiga, tendo as duas pontes naturais inferiores surgido mais tarde por efeito do desmoronamento de rochas e da queda contínua de água que progressivamente foi desfazendo o calcário.

Caverna das Três Pontes
Pormenor da Caverna das Três Pontes créditos: Unsplash

Melhor altura para visitar

A melhor época para observar a cascata em todo o seu esplendor é na primavera quando a neve começa a derreter no Monte Líbano, geralmente entre março e abril. Diz quem sabe que o momento ideal para fotografar Baatara é à tarde. Na parte da manhã a cascata fica contra o sol e conseguir uma boa fotografia é mais difícil.

Como chegar

A Cascata Baatara e a Caverna das Três Pontes ficam localizadas a 76 km de Beirute, a cerca de 2 horas de carro da capital do Líbano.

Para chegar ao local, é necessário ainda caminhar por mais 300 metros até Tannourine, mas a caminhada é fácil para o turista aventureiro e vale bem o esforço. 

Onde ficar 

Hotéis próximos, como o Douma Hotel em Batroun e o Byblos Sur Mer, em Byblos, são perfeitos para quem quer visitar a caverna e a cascata e podem até oferecer excursões e todas as informações necessárias. Acampar na região também é possível.

O que mais se pode fazer na região

Para além de ser um local especial para fotografar, esta área é muito popular entre os turistas para a prática de atividades desportivas como escalada.

Também é possível subir aos vários níveis da caverna sem nenhum equipamento especial, mas é preciso ter muito cuidado ao explorá-la, pois o chão é muito escorregadio em algumas partes.