Quem nunca sonhou acordar num destino paradisíaco, rodeado de natureza, praias escondidas e águas azul-turquesa? Quem resiste a um pé de dança de copo na mão, aos aromas intensos de uma culinária com raízes milenares ou às cores vivas de florestas tropicais intocadas?
Samaná é tudo isto guardado em segredo. Este destino caribenho, situado na península nordeste da República Dominicana, destaca-se pela baixa exploração turística e pela ligação à cultura local, que se vai tornando menos presente em destinos mais visitados.
O seu nome original, "Xamaná", vem dos Taínos, os habitantes indígenas da ilha. Em 1493, Cristóvão Colombo ancorou na sua baía durante a sua viagem ao Novo Mundo.
Samaná é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da aventura. Com as suas praias deslumbrantes, natureza tropical exuberante e águas cristalinas, há uma infinidade de atrações para explorar.
Praias de sonho
Samaná acolhe algumas das praias mais apaixonantes do mundo, como a Playa Rincón, considerada uma das praias mais bonitas do mundo. Esta praia é composta por várias baías que se estendem ao longo de três quilómetros de areia branca e águas cristalinas. Quem visita dificilmente esquece a imagem e as sensações que ficam gravadas na memória: uma abundância de palmeiras e coqueiros a desenhar curvas ao longo do mar, a areia branca e fina que aquece os pés a cada passo, as águas calmas a formar um mosaico de diferentes tonalidades de azul.
Observação de Baleias
Entre janeiro e março, a Baía de Samaná transforma-se num dos melhores lugares do mundo para observar baleias-jubarte. Cerca de 2 mil baleias-jubarte migram para as águas mornas da baía para acasalar e dar à luz oferecendo um espetáculo natural imperdível aos visitantes.
Cayo Levantado
Conhecida também como a "Ilha Bacardi" devido a uma famosa publicidade da marca, Cayo Levantado é uma pequena ilha paradisíaca situada na Baía de Samaná. A ilha é famosa pelas suas praias de areia branca e águas turquesas, perfeitas para nadar, mergulhar e relaxar ao sol.
Parque Nacional Los Haitises
Los Haitises significa “terra de montanhas” e o parque é a joia natural da República Dominicana. Com as suas formações de calcário impressionantes, mangais e cavernas repletas de arte rupestre Taína, Los Haitises oferece uma visão fascinante da biodiversidade e da história natural da região. Passeios de barco são uma forma popular de explorar o parque. Algumas cenas do filme “Jurassic Park” foram filmadas neste parque.
Sabor Dominicano
A gastronomia da República Dominicana é uma fascinante fusão de influências indígenas Taínas, africanas, europeias (principalmente espanholas) e até asiáticas. Esta mistura única de culturas criou uma culinária diversa e saborosa que conta a história do país através dos seus pratos.
Como chegar a Samaná
De junho a setembro, a Soltour disponibiliza voos charter semanais que ligam, diretamente, Lisboa a Samaná, evitando que os portugueses tenham de fazer escala em aeroportos internacionais. Neste momento, a Soltour está a disponibilizar pacotes “tudo incluído” de sete noites, exclusivos para partidas de Lisboa, com voo e alojamento (com pequeno-almoço) em resorts de quatro a cinco estrelas. Os pacotes, alguns com descontos de 8% a 17%, estão disponíveis a partir de 1.175 euros por pessoa.
O SAPO Viagens viajou para Samaná a convite da Soltour.
Comentários