Se é fã número um do Natal e quer prolongar o espírito por mais uns dias nada como dar um salto até ao país vizinho. Espanha é famosa pelas celebrações dos Reis, que acontecem já em janeiro. Muita festa na rua, doçaria de comer e chorar por mais e uma troca de presentes que dispensa o Pai Natal são alguns dos pontos altos.

O calendário católico assinala o 6 de janeiro como o Dia de Reis. Apesar de celebrada em Portugal, a data é mesmo de festa em Espanha, onde é feriado e conhecida como Día de los Reyes Magos. Na cultura do país vizinho este dia é mais esperado do que o de Natal, já que é quando as famílias se reúnem, acontecem as refeições típicas da época e se trocam os presentes. Esta festa tem origem na tradição cristã, relembrando a visita dos Reis Magos a Jesus, pouco depois do seu nascimento. Conta a Bíblia que Belchior, Gaspar e Baltazar, três grandes sábios, viajaram durante dias para conhecer e adorar o Menino, levando-lhe como presentes ouro, incenso e mirra. Os textos sagrados dizem ainda que os reis foram guiados por uma estrela que os levou até Belém. Quando chegaram encontraram Jesus na manjedoura, uma imagem recriada nos presépios.

Cabalgatas

Espanha: terra de Reis… Magos
Espanha: terra de Reis… Magos créditos: Nicolas Vigier

A tarde de 5 de janeiro ganha outro colorido um pouco por toda a Espanha e a culpa é das cabalgatas de Reyes, tradição nascida no século XIX. A primeira cavalgada terá aconteceu em 1866, em Alcoy, Alicante, como uma procissão, tendo depois o costume se espalhado ao resto do país. A fazer lembrar um Carnaval fora de tempo, estes desfiles de carros alegóricos animam as ruas de muitas cidades, onde locais e visitantes se disfarçam de Reis Magos. Belchior, Baltasar e Gaspar, acompanhados pela comitiva de pajens, percorrem as ruas numa festa com muita fantasia, luz, música e dança, a que não falta sequer a distribuição de doces pelas crianças.

Em Madrid, o desfile passa pelo Paseo de la Castellana, tendo como ponto alto em Cibeles o discurso dos monarcas e do alcaide da cidade. A festa nunca poderia estar completa sem os tradicionais fogos de artifício. Barcelona não foge à regra e terá também a sua cabalgata. Suas Majestades chegarão em 2023 à praça do Portal de la Pau, onde a alcaidessa lhes entregará pão e sal, símbolos de hospitalidade e boas-vindas. O trio real receberá ainda a chave da cidade, de modo a poder entrar em todas as casas.

Cartas e presentes

Espanha: terra de Reis... Magos
Espanha: terra de Reis... Magos créditos: Ronstik/Pixabay

Em vez de escreverem ao Pai Natal, as crianças espanholas têm por hábito enviar cartas aos Reis Magos com os seus pedidos de presentes. Estas são normalmente redigidas a 5 de janeiro e amarradas em balões coloridos, depois lançados aos céus. A entrega dos presentes, essa acontece na manhã de 6 de janeiro. Com este gesto em Dia de Reis, replica-se o gesto da entrega das oferendas de Belchior, Baltasar e Gaspar ao menino Jesus.

Rituais religiosos e doçaria

Espanha: terra de Reis... Magos
Espanha: terra de Reis... Magos créditos: Tamorlan/CC BY 3.0

A origem da celebração do Dia de Reis está ligada ao catolicismo, logo é tradição celebrar missas nas igrejas espanholas. Nestas é comum abençoar crianças e mulheres grávidas como sinal de proteção.

Diz a lenda que comer roscón ou rosca de reyes simboliza paz, amor e esperança. Esta iguaria semelhante ao bolo-rei costuma ser acompanhada com chocolate quente e é vista como uma forma de fortalecer os laços familiares. A forma circular do bolo representará o amor eterno de Deus e a coroa do rei, enquanto as frutas decorativas serão as distrações do mundo. Encontrar a figura do menino Jesus na massa do róscon é tido como sinal de sorte.

A celebração de 6 de janeiro é uma excelente desculpa para viajar até Espanha. Reserve já o seu voo com a TAP e visite esta monarquia secular, que homenageia em grande festa outros reis: os milenares Magos.