A Sagrada Família é muito mais do que apenas um local de culto; é uma expressão espiritualidade e criatividade humana. Num edifício repleto de história e de pormenores únicos, há muito para descobrir.
A construção da Sagrada Família foi ideia de um vendedor de livros
A ideia da Sagrada Família partiu de Josep María Bocabella, um livreiro e católico fervoroso, fundador da Asociación Espiritual de Devotos de San José (Associação Espiritual de Devotos de São José). A inspiração surgiu após uma peregrinação a Roma em 1872. Após anos à procura do local adequado, a primeira pedra da Sagrada Família foi finalmente assentada em março de 1882.
A construção já dura há 142 anos
A construção da Sagrada Família foi interrompida pela ocorrência da Guerra Civil Espanhola, quando uma parte dos planos originais projetados por Gaudí foi destruída num incêndio provocado por revolucionários em julho de 1936. Atualmente, a igreja é considerada a maior igreja católica romana inacabada do mundo. Já são 142 anos de obras.
Gaudí não esteve envolvido desde o início
Embora Antoni Gaudí seja amplamente reconhecido como o arquiteto mais proeminente associado à Sagrada Família, não foi o primeiro a liderar o projeto. Inicialmente, a construção foi iniciada sob a supervisão de Francisco de Paula del Villar. No entanto, após apenas um ano de trabalho, em março de 1883, Villar renunciou ao cargo devido a desentendimentos com os responsáveis. Foi então que Antoni Gaudí assumiu a posição de arquiteto-chefe do projeto.
É possível jogar "sudoku" na fachada da Sagrada Família
Na fachada da Sagrada Família há um quadrado mágico, especificamente, na fachada da Paixão. O quadrado mágico é uma matriz de números onde a soma de cada linha, coluna e diagonal é sempre a mesma. No caso do quadrado mágico na fachada da Paixão, a soma desses números é 33, que é uma referência à idade de Cristo na época da sua morte e ressurreição.
A Sagrada Família será a igreja mais alta do mundo
Quando concluídas, as torres da Basílica atingirão uma altura impressionante de 172,5 metros, sendo assim a torre da igreja mais alta do mundo.
Em Barcelona, só não é mais alta que o Montjuïc
É a estrutura mais alta da capital catalã, ficando apenas abaixo dos 173 metros do monte Montjuïc. Gaudí expressou a filosofia de respeito pela natureza ao afirmar: "O trabalho do homem nunca deve superar o trabalho de Deus".
É totalmente financiada com doações
A construção de um templo expiatório, como é o caso do Templo Expiatório da Sagrada Família, é financiada exclusivamente através de doações, incluindo o dinheiro proveniente do preço do ingresso e as contribuições voluntárias dos visitantes.
Gaudí está sepultado no interior da Sagrada Família
Antoni Gaudí está sepultado na Sagrada Família. Seus restos mortais estão na Capela do Santíssimo Sacramento, que está localizada na cripta da Sagrada Família. Assim, Gaudí foi enterrado no local ao qual dedicou parte da sua vida.
Não tinha licença de construção
Em 2016, as autoridades espanholas descobriram que não tinha sido emitida uma licença para as obras da Sagrada Família, o que as tornava ilegais. Em 2019, foi feito um acordo entre as autoridades municipais de Barcelona e os empreiteiros. Sob os termos desse acordo, em troca da licença, avaliada em 4,6 milhões de euros, as empresas envolvidas concordaram em pagar 36 milhões de euros até 2029. Esse montante será direcionado para projetos de melhoria na área circundante da basílica e para investimentos no sistema de transporte público.
Não se sabe quando as obras vão terminar
A construção da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, projetada por Antoni Gaudí, não será completamente concluída em 2026, como inicialmente planeado para coincidir com o centenário da morte do arquiteto. O atraso é atribuído à pandemia de COVID-19. Assim, apesar de a sua conclusão estar anunciada para 2026, há trabalhos que se podem prolongar até 2034. Se seguir o projeto original vai levar o despejo de 1000 famílias e empresas.
Artigo originalmente publicado no blogue A Cachopa.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o blog A Cachopa e página de Instagram
Comentários