Foto: Tóquio, Japão

Das mais de sete mil milhões de pessoas que habitam o planeta, cerca de 55% vive nas cidades, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o relatório Perspectivas da Urbanização Mundial da ONU, de 2018, as maiores aglomerações urbanas do mundo estão localizadas em países do continente asiático. Os destaques são Tóquio (Japão), Déli (Índia) e Shanghai (China). Veja o top 10 elaborado pela Civitatis:

10. Osaka, Japão

Osaka é a segunda metrópole mais populosa do sol nascente com uma população de 19.111.000 habitantes na sua área urbana. Ao passear pelo centro da cidade, que abriga alguns dos templos mais antigos do Japão, provavelmente encontrará mais de 2.592.413 pessoas a viver lá. Ainda assim, conseguirá encontrar alguma paz e serenidade.

9. Dhaka, Bangladesh

Dhaka é a capital de Bangladesh e é atravessada pelo rio Buriganga. Se visitar a capital de Bangladesh, esteja preparado para estar cercado de 21.741.000 pessoas na sua área urbana, das quais mais de 10.365.000 vivem dentro das muralhas da cidade. É o suficiente para fazer a sua cabeça girar!

Dhaka, Bangladesh
Dhaka, Bangladesh

8. Pequim, China

Pequim é a cidade mais populosa da China e a 8ª mais habitada do planeta. A história de Pequim remonta a mais de três milénios e a capital chinesa distingue-se por uma mistura de arquitetura moderna e locais antigos, como a Cidade Proibida. Se decidir mudar-se para lá, será um dos 20.897.000 habitantes da área urbana.

7. Mumbai, Índia

Voltamos para a Ásia, mais especificamente para o segundo país mais populoso do planeta, a Índia. Mumbai, antiga Bombaim, é a segunda cidade mais densamente povoada da Índia, mas é também um dos centros financeiros mais importantes do país. A área urbana tem uma população de 20.688.000 habitantes, dos quais 12.691.836 estão dentro das muralhas da cidade.

6. Cairo, Egito

Mudamos de continente e vamos para a África, mais precisamente para o Egito. Cercado por imensas dunas e atravessado pelo Nilo, o Cairo contém tesouros arqueológicos inacreditáveis e uma história fascinante. Além de inúmeros locais turísticos que farão as delícias dos entusiastas mais arqueológicos, a área urbana da capital egípcia tem 21.323.000 habitantes. Quanto à população dentro das muralhas da cidade, há nada mais nada menos que 8.100.000 pessoas.

Cairo, Egito
Cairo, Egito

5. Cidade do México, México

A Cidade do México é o lar de inúmeros bairros coloridos que certamente o levarão numa viagem de volta no tempo: dos tempos pré-hispânicos aos tempos coloniais, ao seu lado mais cosmopolita. Esta metrópole tem 21.919.000 habitantes na sua área urbana e 12.294.193 na cidade.

4. São Paulo, Brasil

O Brasil também está presente na lista das 10 cidades mais populosas do mundo. Isto não é muito surpreendente, pois é o maior país da América Latina e o sétimo mais populoso do mundo. São Paulo é líder no Brasil em termos de população, com uma área urbana que abriga 22.043.028 pessoas. E dentro da cidade? Pode encontrar 10.021.295 pessoas nas ruas de uma das megacidades mais populosas do mundo.

3. Shanghai, China

Shanghai é conhecida como a maior cidade da China e um dos principais centros financeiros do mundo. A cidade ganha um toque futurista com os arranha-céus em ascensão e locais deslumbrantes como o distrito de Pudong, lar da enorme Torre de Xangai. Naturalmente, ser a maior cidade da China significa inegavelmente ser uma das cidades mais populosas do mundo. A área urbana tem 27.796.000 habitantes, enquanto o centro da cidade tem 22.315.000.

2. Déli, Índia

Frenética, colorida, caótica e com lugares paradisíacos, Déli é a cidade mais populosa da Índia e a segunda mais populosa do mundo, com 31.181.000 pessoas na área urbana e 20.592.000 no centro. Ao contrário de Tóquio, a população de Déli está a crescer a todo vapor, de modo que, em 2035, a cidade indiana poderá ultrapassar os 43 milhões de habitantes.

1 . Tóquio, Japão 

Pode não ser uma surpresa para alguns, mas Tóquio é de facto a cidade mais populosa do planeta. Unindo modernidade tecnológica com o multiculturalismo e templos históricos, a capital japonesa abriga quase 37.340.000 pessoas na área urbana e 13.960.000 pessoas no centro da cidade. Entretanto, Tóquio tem visto a sua população cair nos últimos anos e pode perder a primeira posição no pódio das cidades mais populosas do mundo nos próximos anos, indica a Civitatis.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.