A abertura de uma nova linha de comboio no Laos acaba de criar a viagem de comboio contínua mais longa do mundo. Se sair de de Lagos, com destino a Singapura, é possível passar por Paris, Moscovo e Pequim, ao longo de 18.755 km.

Os especialistas estimam que completar a viagem demoraria 21 dias, incluindo algumas paragens noturnas  para permitir vistos, tratar de burocracias e fazer as conexões entre comboios. Também seriam necessários alguns deslocamentos curtos pelas cidades para diferentes estações ferroviárias. A reserva de bilhetes para toda a viagem poderia custar cerca de € 1.200.

A rota hipotética foi calculada por utilizadores do Reddit com a ajuda do especialista em ferrovias Mark Smith do site seat61.com, que aconselha viajantes sobre viagens ferroviárias de longa distância.  Antes, aquela que era considerada a viagem de comboio mais longa do mundo tinha de terminar no Vietname. No entanto, desde o dia  2 de dezembro deste ano, existe uma nova linha ferroviária de alta velocidade que liga Kunming, na China, a Vientiane, capital do Laos. Isso significa que agora é possível ir de Pequim a Banguecoque e depois a Singapura - criando assim a viagem de comboio mais longa do mundo.

No entanto, antes de começar a fazer as malas, é necessário ter em atenção as restrições de viagens que ainda se impõem, devido à situação pandémica. Duas das etapas mais longas - Paris a Moscovo e Moscovo a Pequim - estão suspensas devido à pandemia.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.