É usada muitas vezes como saudação entre os costa-riquenhos, carinhosamente apelidados de “ticos”, mas a "pura vida" simboliza também a simplicidade, a liberdade, a empatia, a saúde, a paz, a abundância, a felicidade e a boa vida. É a arte de apreciar o simples e o natural com alegria e otimismo.

Nestes dias em que a saúde pública do país, e do resto do mundo, estão na ordem do dia por causa da COVID-19, a expressão "pura vida" ganha para mim outra dimensão, e as lembranças que guardo de lugares como La Fortuna, ganham outro peso, outra importância.

La Fortuna de San Carlos (assim é o nome completo deste distrito) representa na perfeição o conceito de “pura vida”. É uma região rica em atrações naturais, ideal para o turismo de aventura e natureza. É um lugar que abriga tanta beleza, tanta paz, que te convida a ser feliz!

Muitas atrações, como o Vulcão Arenal, a Cascata La Fortuna ou as Pontes Suspensas, podem ser visitados por conta própria, mas também estão disponíveis visitas guiadas para quem pretende saber mais sobre a área ou está interessado em praticar canoagem ou tirolesa.

Há muitas atividades que são totalmente gratuitas, como fazer caminhadas pela cidade de La Fortuna, nadar nos rios cristalinos da região ou conhecer o Lago Arenal.  Alugando uma bicicleta, podemos ainda fazer um passeio pelas diferentes cidades perto de La Fortuna, como El Castillo ou La Guaria e visitar Tabacon Hot Springs — as Termas do Vulcão Arenal.

Tabacon Hot Springs é um pequeno paraíso na terra. É um sitio onde apetece mesmo gritar "pura vida"! Dezenas e dezenas de piscinas de água quente e fria, vegetação luxuriante e maravilhosas quedas de água… É maravilhoso!

A Costa Rica abriga 5 vulcões ativos por isso as fontes termais vulcânicas são uma atração popular. Embora existam piscinas de águas termais em diversas zonas do país, a maioria (e certamente as mais conhecidas) estão localizados na região de La Fortuna, em Tabacon.

Há cinco fontes diferentes em Tabacon, com temperaturas que variam entre os 25 e os 50 graus centígrados, e um rio térmico (aquecido pelo vulcão) que flui em dois canais principais por toda a área. Este rio desliza montanha abaixo criando, em alguns lugares, piscinas fluviais e em outros quedas de água. Há também um rio de água fria que atravessa a propriedade de Tabacon e oferece piscinas frias que contrastam bem com as fontes termais.

No dia que visitei este local, o termómetro marcava 36º centígrados, mas chovia torrencialmente. Estar ali, naquele cenário de selva tropical, dentro da água quente, com a chuva fria a cair e a trovoada a ribombar em cima da minha cabeça, foi uma experiência absolutamente surreal.

A chuva batia nas águas termais e levantava vapor o que acrescentava ainda mais magia à cena… É impossível de descrever a sensação, parecia um sonho!

Para além da diversão que proporcionam, as águas termais de Tabacon são igualmente conhecidas por trazerem benefícios para a saúde, nomeadamente: melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação, reduzir toxinas no corpo, melhorar o metabolismo e o sistema digestivo e estimular, relaxar e melhorar o sistema nervoso central.

O resort de Tabacon inclui também um SPA e um hotel com uma vista fabulosa para o Vulcão Arenal. O SPA oferecia uma variedade de tratamentos, incluindo massagens de corpo inteiro, esfoliações e tratamentos com lama vulcânica.

A Costa Rica é, por agora, só uma boa lembrança, mas no verdadeiro espírito de “pura vida”, mantenho o otimismo que me permite acreditar que em breve, o mundo vai ultrapassar esta pandemia e todos vamos poder voltar a descobrir com segurança, lugares mágicos como La Fortuna.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.