O Parque Nacional Tortuguero fica numa área remota da Costa Rica - só é possível lá chegar de avioneta ou de barco. Eu fui de barco e parti de Moín, perto de Puerto Limon.

Assim que nos aproximamos da margem, a pequena aldeia de Tortuguero desperta a nossa atenção. É colorida, tem casinhas à beira do rio e muitos barcos. A aldeia está mesmo cheia de cor. Há painéis e murais coloridos por todo o lado.

Fiquei hospedada no Evergreen Lodge, um alojamento confortável, à entrada do parque, com cabines ecológicas e uma rede de trilhas e pontes em suspensão que nos conduzem até ao interior da floresta tropical.

Parque Nacional Tortuguero, Costa Rica
créditos: The Travellight World

O caminho por entre as árvores centenárias está cheio de vida selvagem. Só temos de ficar atentos e manter os olhos bem abertos para encontrar bonitos pássaros tropicais, macacos, preguiças, iguanas ou rãs. É preciso ter cuidado porque algumas espécies de rãs e cobras podem ser venenosas.

Dentro do parque é possível fazer passeios de barco pelo rio e descobrir toda a diversidade vegetal e animal presente naquele local.

Tortuguero é o lar de três espécies de macacos e eu consegui ver todas elas. Os macacos bugio emitem um som assustador mas não são assim tão assustadores quando os conseguimos ver. Os mais engraçados são os macacos-aranha com os seus braços compridos. E os mais matreiros e inteligentes são os macacos capuchinhos, que estão sempre à espreita para ver se conseguem roubar alguma comida aos incautos turistas.

Lugar das tartarugas

A principal atracção do Parque Nacional de Tortuguero e a razão pela qual a maior parte das pessoas o visita é, como o próprio nome indica, as tartarugas (tortuguero significa lugar das tartarugas).

Um exército de tartarugas coloca todos os anos os seus ovos nas praias do parque e entre Junho e Outubro a maioria desses ovos eclode; quem estiver presente pode testemunhar o espectáculo maravilhoso que é ver dezenas de tartarugas bebés a correr para o mar.

É possível ver algumas tartarugas a colocar ovos durante o dia, mas a maioria delas chega durante a noite e é preciso um guia para visitar as praias nessa altura (não é permitido a ninguém estar na praia desacompanhado depois das 18h00). Para viajantes independentes, isso pode ser organizado através de um quiosque turístico que existe na aldeia de Tortuguero ou através do hotel em que estamos hospedados. E vale bem a pena viver esta experiência!

Parque Nacional Tortuguero, Costa Rica
créditos: The Travellight World

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.