Este fotógrafo francês nasceu em Bordéus, em 1886, e mudou-se para a capital francesa ainda jovem. Foi aqui que se rendeu à fotografia, tendo trabalho numa revista de cultura chamada L’Illustration. Contudo, assinava todos os seus trabalhos como Yvon, para evitar confusões com o popular fotógrafo da altura chamado Pierre Petit.

Na sua obra, Yves Petit tentou captar o estilo de vida, hábitos e costumes dos parisienses e de uma cidade que transbordava vivacidade. A forma como jogava com as luzes e até as condições atmosféricas era mais uma característica de um pinto impressionista do que um fotógrafo de rua.

A Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame, as várias pontes e a Praça Vêndome estão todas retratadas no álbum fotográfico de Petit. Se já visitou Paris - se ainda não o fez, marque já a próxima viagem - reconhecerá facilmente alguns dos lugares que estão na fotogaleria abaixo, assim como alguns costumes, como é o exemplo da venda de pinturas ao longo do rio Sena.

Movido pela inspiração do cenário urbanístico da capital francesa, Yvon estabeleceu o seu estúdio em Paris na década de 1920 e, entre as guerras, tirou milhares de fotografias da ‘cidade luz’, compilando-as nesta magnífica coleção chamada ‘Paris de Yvon’.

Graças ao trabalho de Yves Petit, podemos viajar sem sair do local e para lugares muito mais distantes do que iríamos com um bilhete de avião.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.