Susana Pratt (@susaninhapratt) começou a ‘gatinhar’ quase na neve e por isso não me surpreende que ela se tenha tornado em agente de viagens da neve! Começou efetivamente a esquiar aos dois anos de idade e depois, diz-nos: “converti-me ao snowboard”. Igualmente desde cedo percebeu que poderia concretizar sonhos de neve em formas de viagem das outras pessoas. Atualmente é agente de viagens freelancer com uma ‘bagagem’ bem considerada. Portanto, faça sol ou faça chuva, ela sabe conduzir-nos aos melhores picos da Europa com aventuras seguras.  Há dois anos lançou um canal Youtube – “Dicas da Neve” – e aprendemos com ela que, por exemplo, é preciso conhecer de forma mais aprofundada as pranchas de snowboard. Tem a sua prancha adequada? E as botas ‘bem apertadas’? Basta um deslize e o sonho de neve pode transformar-se num pesadelo nada a combinar com as paisagens idílicas.

Com sol, viaje pelas pistas de neve mais bonitas da Europa: saiba tudo com a Susana Pratt
Com sol, viaje pelas pistas de neve mais bonitas da Europa: saiba tudo com a Susana Pratt créditos: DR

Depois há ‘os amigos’ que julgam ser “monitores”, como diz a Susana, mas isso não chega. Se for a sua primeira vez: “vá aprender com quem realmente sabe!”. Refere-se a aulas coletivas para poder esquiar nas diferentes pistas. Evite ter experiências que o façam “odiar a estância”. O que a Susana recomenda no seu pacote de ofertas é a libertação de energias e um verdadeiro detox! Até eu que não gosto de neve já estou a considerar revisitar a Europa (já quase a completei há uns bons anos) com a Susana e na neve. Ouvi-la fez-me evocar os lugares achocolatados suíços e as fábulas brancas de lugares telúricos. A Susana acompanha-o (por vezes literalmente) na sua viagem e diz-lhe quais os destinos adequados para família ou para amigos. E em que datas! Tudo muda de acordo com o perfil do viajante. Estas são algumas das dicas do “Dicas da Neve”.

Desde a criação do canal e sobretudo com estes dois anos a esquiar e a gerar sorrisos entre portugueses e estrangeiros nas pistas geladas europeias, ela compreendeu que o seu caminho era como agente de viagens freelancer. É o que “neste momento é o que vai acontecer”. Como? Vai ter um site, além do canal, focado em pacotes e formações para as pessoas, mas também para as agências a poderem contratar. Não basta viajar, há que saber fazer o bom booking, sobretudo nesta fase. Aliás não se trata de uma fase: é a nova forma de viver e não o digo com tristeza. Superaremos o vírus com mestria. Viajar é um dos testes felizes!

Com sol, viaje pelas pistas de neve mais bonitas da Europa: saiba tudo com a Susana Pratt
Com sol, viaje pelas pistas de neve mais bonitas da Europa: saiba tudo com a Susana Pratt créditos: DR

Sobre destinos na neve e já na Primavera solarenga, aliás seja qual fora a estação do ano: os portugueses preferem estâncias de neve em Espanha (Sierra Nevada, por exemplo), Andorra, Suíça, França e Itália. Sobre as pistas e as paisagens de neve, a Susana refere alguns pontos importantes no seu canal e em breve no site (estejam atentos ao seu instagram também). Sierra Nevada é a indicação imediata pela proximidade geográfica ou Andorra pelos quilómetros de pistas viáveis e pelas compras! Cada destino é peculiar de acordo com os amantes, os curiosos e os atletas ‘da neve’. Há mesmo o caso de estar em grupo numa viagem na neve e preferir divertir-se fora das pistas. E isso é tudo possível num só pacote ‘neve’ conforme atesta a Susana.

A Susana conhece muito bem estes destinos e, aliás, anualmente vai esquiar e encontra sempre novidades que traz até aos seus clientes. Claro que lhe perguntei sobre o "novo mundo" marcado pela pandemia que já contempla mais de um ano no planeta… ela comenta: “Houve muito pouca gente que conseguiu ir à neve”. Afetou bastante este tipo de viagens, mas a agente de viagens refere que o desporto (e amor) de esqui é algo que se mantém e é mais fácil do que ‘destinos do sol’. Sobre estes destinos de sol, estejam atentos pois a Susana também será a vossa agente ideal para marcar e assegurar que as vossas viagens fluem sem obstáculos.