Mandado construir em estilo gótico pelo Grão-Duque Kestutis, as origens do Castelo de Trakai remontam à segunda metade do século XIV, mas, ao longo dos anos, o monumento passou por diversas ampliações e repetidas obras de consolidação até acabar por ser totalmente reconstruido no final do século XIX e assumir o seu aspeto atual.

A localização estratégica e a aparência romântica do castelo, imerso na floresta do Parque Nacional Histórico de Trakai — uma área natural protegida que integra bosques, lagos e colinas exuberantes de origem glacial — contribuiu para a popularidade e fama deste que hoje é um dos locais mais queridos de toda a Lituânia.

Pode ser visitado de terça-feira a domingo e, no seu interior, encontra-se um museu com vários achados e artefactos arqueológicos, bem como uma coleção de arte e exposições relativas aos Grão-Duques da Lituânia. No verão, no pátio do castelo, tem lugar feiras medievais bem como outros eventos e concertos.

Para chegar ao castelo de Trakai é necessário atravessar o lago passando por uma longa ponte de madeira ligada ao continente. Porém no inverno, o lago congela e transforma-se numa enorme pista de patinagem dando ao lugar outro charme e magia.

Um passeio de balão sobre o Lago Galvé, a partir de Vilnius também é uma experiência imperdível e permite admirar o panorama deslumbrante do Castelo de Trakai de cima.

COMO CHEGAR A TRAKAI

A partir de Vilnius, a forma mais fácil de visitar a ilha e o castelo é apanhando, na estação central rodoviária, os autocarros 28 ou 29 para Trakai, ou em alternativa apanhando o comboio (bilhetes on-line podem ser adquiridos aqui). A viagem nos dois casos dura cerca de 30 minutos.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram