Bosque Encantado de Aldán: Um tesouro para descobrir na Galiza

O Bosque Encantado de Aldán não é um dos locais mais populares dos roteiros turísticos da Galiza, mas é uma boa surpresa.
Bosque Encantado de Aldán: Um tesouro para descobrir na Galiza
Susana Sousa Ribeiro

O município de Cangas de Morrazo, em Pontevedra, esconde um dos muitos tesouros da Galiza: o Bosque Encantado de Aldán. Embora, à primeira vista, o local pareça estar abandonado, é muito agradável percorrer os caminhos e descobrir as paisagens. O Bosque Encantado de Aldán, oficialmente Herdade Frendoal, parece saído de um conto de fadas e é um bom local para fazer caminhadas ou passear os seus cães pelo bosque.

Grande parte desta típica mata atlântica galega pertenceu aos Condes de Canalejas, proprietários de um paço conhecido como Casa Torre de Aldán. O paço tinha uma quinta que era utilizada pela família, amigos e pelos próprios condes para caça e outras atividades. Felizmente, há alguns anos, uma nova estrada dividiu e quinta em duas e a parte que não está no paço foi doada à Câmara Municipal de Cangas. Agora, todos podem usufruir do espaço.

Uma das principais atrações do Bosque Encantado de Aldán é o seu castelo, rodeado por um fosso. Dizem que esta construção começou nos anos sessenta e servia de zona de descanso aos condes e de local para os seus filhos brincarem. No entanto, a construção nunca foi terminada, sendo praticamente só uma fachada. Sobre a porta principal do castelo destaca-se o brasão dos Condes de Canalejas. Embora o castelo de Aldán não seja muito grande e esteja em estado de abandono, este não deixa de ser o verdadeiro responsável pelo bosque ter este aspecto mágico, digno de conto de fadas.

Bosque
Bosque créditos: Susana Sousa Ribeiro

Além disso, também existe um aqueduto, conhecido por Arco da Moura ou Arco da Condesa. O bonito aqueduto teria sido construído pelo conde para conduzir a água de uma antiga mina até ao paço e com ela irrigar as suas colheitas.

Artigo originalmente publicado no blogue A Cachopa.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o blog A Cachopa e página de Instagram

Pergunta do Dia

Mais informações
Participou nesta votação.

Veja também

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar