Localizada no estado de Sabah, abrange cerca de 313 hectares e juntamente com as outras sete ilhas do parque, cria uma das lagoas mais espetaculares do Mar de Celebes. É reconhecida como um verdadeiro paraíso terrestre, com um fundo marinho único, rodeado por uma luxuriante vegetação e povoado por uma grande variedade de aves e animais.

Apenas 2.000 pessoas vivem em Tun Sakaran e só há uma vila de palafitas na ilha de Bohey Dulang. Não há resorts ou hotéis luxuosos como nas outras ilhas do parque marinho, mas sim acomodações espartanas. Os habitantes locais — os Bajau Lautou, “Ciganos do Mar”,  vivem um estilo de vida nómada e sobrevivem principalmente da pesca. Nos últimos anos porém, o turismo ganhou peso na economia dos Bajau Laut pois cada vez atrai mais visitantes a este extraordinário e belo Éden.

O principal objetivo do Parque Marinho de Tun Sakaran é proteger o meio ambiente e promover o uso sustentável dos recursos naturais. É o local perfeito para quem gosta de praticar snorkeling e mergulho pois a riqueza da vida marinha neste local é, por muitos, equiparada à vida marinha da Grande Barreira de Corais da Austrália.

Bohey Dulang faz parte do Parque Marinho desde 2004 e é separada da Ilha Bodgaya, uma outra ilha de Tun Sakaran, por um canal raso. A cratera que forma a ilha agora está inundada com água do mar e é uma lagoa esmeralda de 25 metros de profundidade. Na sua parte sul existe uma longa extensão de recife de coral que é um dos lugares favoritos dos fãs de mergulho e snorkeling. A Ilha Bohey Dulang é igualmente um ótimo lugar para a observação de pássaros — calaus, perdizes, corujas, pombos-fruteiros e muitos outros vivem aqui. 

Bohey Dulang
créditos: Advantiko - https://advantiko.com/en/countries/malaysia-en/tun-sakaran-national-park-in-malaysia/

Além de aventuras subaquáticas e observação de pássaros, Bohey Dulang oferece trilhos de caminhada que deslumbram os visitantes com as suas incríveis vistas, plantas raras que crescem em rochas vulcânicas e encontros surpresa com macacos de cauda longa.

Como visitar

De Kuala Lumpur, a capital da Malásia pode chegar até Semporna de avião (o voo direto leva 2h55). A partir de Semporna pode alcançar Bohey Dulang de barco, em cerca de 45 minutos. A melhor maneira de o fazer é dirigindo-se a um dos muitos operadores turísticos de Semporna e marcando uma excursão organizada.

É sempre necessário fazer uma inscrição para visitar o Parque Marinho de Tun Sakaran que normalmente está incluída no preço da excursão, mas é sempre bom confirmar com antecedência junto do operador turístico. 

A melhor maneira de admirar as incríveis cores da ilha é fazendo uma caminhada até ao pico de Bohey Dulang. A subida de 350 metros leva cerca de 45 minutos e é um tanto cansativa, mas o caminho não é difícil e o esforço compensa.

Do topo, os visitantes tem uma vista panorâmica da área que no passado foi uma cratera de vulcão, e podem observar uma paisagem de sonho onde se destacam os tons deslumbrantes do mar, envolto por montanhas verdes.

Bohey Dulang
créditos: Advantiko - https://advantiko.com/en/countries/malaysia-en/tun-sakaran-national-park-in-malaysia/

Não é por acaso que o Parque Tun Sakaran já foi eleito o atol mais bonito do mundo. O Parque Marinho e a sua ilha de  Bohey Dulang, são destinos imperdíveis para qualquer pessoa interessada em descobrir a Malásia.

Para mais inspiração de viagens, ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram.