A Plantação de Bois Cheri é a principal paragem da Rota do Chá nas Maurícias. A empresa foi fundada em 1892 e cresceu rapidamente até ocupar os mais de 250 hectares que hoje incluem um pequeno museu, uma fábrica, jardins e um restaurante onde os visitantes podem degustar o chá da Bois Cheri, depois de aprender sobre a história, a arte e a ciência por trás da sua produção, tão importante para as Ilhas Maurícias.

No Bois Cheri a visita, que pode ser guiada ou não, começa pelo pequeno museu onde se revela os primórdios da exploração e os antigos meios de produção. Quem fizer a visita guiada durante a semana pode ainda ver a fábrica em funcionamento e na época da colheita, assistir ao trabalho dos funcionários. A degustação de chá está incluído no bilhete de entrada e é, a par do passeio pela plantação, a parte mais agradável de toda a visita. 

A plantação fica a uma curta distância do museu e da fábrica e está aninhada frente a um lago, num cenário de beleza única onde reina a paz e a tranquilidade.

Durante a degustação das diferentes variedades de chá produzidas no local, o visitante é convidado a sentar-se numa esplanada virada para os jardins, e qualquer vestígio de stress que o espírito ainda pudesse guardar depois de um passeio pela plantação, desaparece imediatamente assim que se leva aos lábios uma chávena de chá quente, num lugar mágico como aquele.

Bois Cherí Tea Plantation
créditos: Travellight e H. Borges

Quem gosta de chá e do contacto com a natureza, não pode mesmo perder este passeio se visitar as Maurícias!

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram