Berlim é uma cidade com imensa actividade cultural, contando com mais de uma centena de museus e muitas salas de espectáculo de qualidade. Também tem uma grande oferta de locais de compras, desde os grandes armazéns aos mercados de rua. Estas são apenas algumas das razões que fazem desta cidade uma das mais atractivas para o turismo.

A Brandeburger Tor ou Porta de Brandeburgo é um ícone da cidade. Construída entre 1788 e 1791, com base no propileu (entrada monumental ornada de colunas), foi inspirada na arquitectura da Acrópole.

Hoje em dia, a Porta é um dos pontos mais importantes para ver em Berlim. Os turistas amontoam-se em frente ao seu majestoso semblante para fazer a fotografia mais representativa da sua viagem a Berlim. Está perto de outros lugares emblemáticos da cidade, como o edifício do Parlamento, Pariser Platz ou a Potsdamer Platz.

Longe parecem os tempos em que um grande muro dividia a cidade. No entanto, foi só no final de 1989 que este começou a ser demolido. Um dos postos de controlo, o Checkpoint Charlie, é um testemunho do passado. Aqui encontra-se um museu e um memorial dedicado aos que foram mortos quando fugiam para Ocidente.

A cidade é caracterizada por um contraste entre edifícios históricos e arquitectura contemporânea, entre tradição e modernidade. As atracções turísticas de Berlim contam a história de uma nação inteira, de Brandemburgo até à sede do governo alemão. Na cidade encontram-se todos os grandes edifícios do governo, entre eles o histórico Reichstag como sede do parlamento alemão.

Berlim é ainda a cidade das artes, dos artistas e dos museus. Orquestras de peso – como a mundialmente aclamada Filarmónica de Berlim – e os grandes teatros de ópera são oportunidades únicas para os amantes da música clássica de todo o mundo. No verão, a vida é fora de casa: nos bares à beira-rio, cafés e nos cinemas ao ar livre, nos quais é possível desfrutar do sol e das amenas noites.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.