Capital da Riviera Francesa, Nice é um dos destinos turísticos mais populares do mundo. Com uma localização ideal entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas, a poucos quilómetros da fronteira italiana, possui um clima ameno, sol brilhante, diversas paisagens e, claro, belas praias com águas azuis. Não perca a oportunidade de conhecer esta cidade inesquecível; reserve já os seus bilhetes para Nice com a TAP.

A HERANÇA CULTURAL

Ao longo do tempo, a sua luz única e beleza inspiraram os principais nomes numa variedade de áreas, da arquitetura e pintura à música e ao cinema. A parte antiga de Nice é a prova viva desta história repleta de castelos e palácios na mais pura tradição barroca e lar de uma série de museus e galerias de arte.

Ao todo são 15 museus que a cidade tem para oferecer. Um deles é o Museu da Fotografia Charles Negre, onde poderá apreciar exposições temáticas que abordam as tendências da fotografia desde os seus primórdios até à era digital. Outro destaque é o Museu das Belas Artes, onde poderá admirar pinturas e esculturas que vão do século XIV ao século XX.

Na rota das artes, visite ainda o Museu Matisse, que acompanha o desenvolvimento artístico do pintor que viveu em Nice de 1917 até à sua morte em 1954.

Para algo diferente, tem o Museu Nacional do Desporto dedicado às suas diferentes formas, com 2 mil metros quadrados de exposições. O museu detém uma das mais importantes coleções desportivas do mundo.

Coloque também na sua lista o Museu de História Natural e o Museu de Arqueologia. Opções não vão faltar, seja um amante da arte, do desporto ou de história.

Dica: Se adquirir o French Riviera Pass (24, 48 ou 72 horas) tem acesso gratuito ao Museu de Chagall e a todos os museus e galerias municipais durante o seu período de validade.

Nice
Nice, vista panorâmica do porto créditos: wikipedia@Qjafcc

O lado verde de Nice

Se gosta de caminhadas, vá até Sentier du Vinaigrier. Por 2 quilómetros, entre Col de Villefranche e a Grande Corniche, o trilho percorre o Parc du Vinaigrier, oferecendo vistas incomparáveis sobre a colina circundante, as montanhas e o mar, desde o Mont-Alban até o Cap d'Antibes. Ou opte pela Promenade du Paillon, um parque de 12 hectares mesmo no coração da cidade, que liga o Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea (MAMAC) ao Théâtre de Verdure e ao Promenade des Anglais (um dos locais turísticos mais visitados). Este vasto jardim também recebe eventos.

Se vai com crianças, elas vão gostar de visitar o Parc Castel des deux Rois. Localizado nas encostas do Mont-Boron, este parque é um paraíso para os mais pequenos com as suas muitas atrações. Dos vastos relvados com palmeiras, este jardim também oferece vistas sobre a cidade e o porto.

Nice tem ainda uma série de parques naturais e um jardim botânico, que valem a pena visitar.

As incontornáveis praias

São 7 quilómetros de praias, sendo 15 delas privadas e 20 públicas. À semelhança do que já acontece noutros destinos dentro e fora da Europa, Nice tem cinco praias com o rótulo de "praia sem tabaco" com o apoio da Liga contra o Cancro e são elas: Centenaire, Voilier, Bains Militaires, Lenval e Sainte Hélène. Se procura desportos náuticos, as praias que oferecem este tipo de atividades estão claramente identificadas e são vigiadas.

Nice
créditos: wikipedia@Tobi87

Os sabores

A cozinha é tradicional e mediterrânica, com muitos legumes, sabores e aromas. O rótulo "Cuisine Nissarde" é atribuído a restaurantes que trabalham para promover a gastronomia de Nice, seguindo as receitas tradicionais e usando produtos de qualidade e ingredientes crus. Por isso, opte por restaurantes que tenham esta classificação para usufruir dos autênticos sabores da região. E se ficar fã, por que não experimentar uma das aulas de culinária e workshops que a cidade oferece aos seus visitantes?

Os mercados

Todas as segundas-feiras há um mercado de antiguidades na Cidade Velha, onde pode regatear por preços mais baixos e encontrar uma peça única.

De terça a domingo, explore o mercado de flores, vegetais e fruta. Da parte da tarde, artistas e artesãos juntam-se ao mercado para vender peças feitas à mão.

Festin des Cougourdons
créditos: Facebook Nice Tourisme
Nice desde 43€