Mas ainda assim, o berço da democracia conseguiu renascer da fase negra da depressão, recuperando o seu encanto o que chamou de volta o turismo que hoje preenche as ruas e os espaços culturais da cidade. E as razões são várias.

 Começando por um ponto obrigatório na visita a Atenas: a Acrópole, uma verdadeira viagem no tempo. Em pleno berço da democracia, o imponente Parthenon, o Odeon de Herodes, o icónico Erecteion, Propylea que é o portão principal de acesso à Acrópole e o Teatro de Dionísio são pontos a não perder. No museu da Acrópole poderá conhecer um pouco da história da civilização grega e apreciar as preciosidades arqueológicas que o preenchem.

E falando em história, um dos locais onde pode ter uma amostra do ambiente antigo e pisar aquele que seria o local de encontro dos cidadãos nos tempos de Sócrates e Platão então deve passar pela Ágora Antiga. Esse espaço foi outrora o centro nobre da cidade, palco de discussões e decisões políticas e religiosas e a partir do qual foram construídos os edifícios em torno da Atenas antiga. Ainda pelos templos, junto aos jardins nacionais, encontra o Templo do Zeus Olímpico e o Arco de Adriano com as suas imponentes colunas.

 Já na cidade, visite a praça Syntagma com vista para o parlamento grego e aproveite para assistir à troca da guarda presidencial grega. Dê um pulo ao famoso Bairro de Plaka e aproveite para comer uma refeição típica num restaurante do se agrado. Se é fã dos jogos olímpicos, o estádio Panathinaiko é o local onde se realizaram os primeiros da era moderna em 1896. Para uma vista de tirar o fôlego sobre a cidade e aproveitar para tirar umas fotografias, suba ao topo de Likavittos.

Se tiver tempo, não deixe de visitar o Museu Arqueológico Nacional de Atenas, um dos mais importantes museus de antiguidades do mundo. Se gosta de história e não quer perder a oportunidade de apreciar uma das maiores colecções de artefactos do mundo, este é mais um lugar imperdível.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.