Já a pensar no verão e em destinos paradisíacos para as próximas férias? Deixo uma sugestão excelente com praias de águas quentes de um azul quase irreal, areias brancas, cidades coloridas e bom tempo todo o ano - Aruba! Um verdadeiro paraíso a descobrir na Ilha Feliz, ou "One Happy Island”, como orgulhosamente se intitula.

A localização de Aruba no sul das Caraíbas, próxima da costa da Venezuela e fora da rota dos furacões que afeta grande parte dos países desta região entre julho e novembro, faz desta ilha uma opção segura para quem procura um destino de praia e bom tempo independentemente da época do ano.

Sendo um país autónomo pertencente ao Reino dos Países Baixos, Aruba faz parte das chamadas “Ilhas ABC” das antigas Antilhas Holandesas, conjuntamente com Bonaire e Curaçao. Estas ilhas apresentam uma vincada influência deste país europeu na cultura, arquitetura e tradições, que se fundem com o estilo de vida tão próprio das Caraíbas.

Aruba
Sunset Palm Beach créditos: Travel in Pink

É relativamente fácil viajar para Aruba. De Lisboa existem voos para Oranjestad, a capital de Aruba, com escala em Amesterdão. É uma excelente ideia combinar Aruba com Bonaire ou Curaçao. Existem diversas opções de voos diretos entre as ilhas.

Apesar da dimensão, com apenas 31 quilómetros de comprimento e 9 de largura, Aruba tem muito para oferecer aos visitantes, desde praias de sonho e cidades com influência colonial, a paisagens costeiras desérticas. Por isso, recomendo pelo menos uma semana para visitar as distintas áreas da ilha e para aproveitar o principal cartão de visita de Aruba, as suas praias.

Palm Beach é talvez a praia mais turística da ilha, onde se situam muitos dos principais hotéis e resorts. Com mais de 3 quilómetros de extensão de areia branca e uma grande diversidade de restaurantes, lojas e bares de praia, constitui uma boa opção para se ficar instalado em Aruba, sobretudo para quem quiser estar próximo de uma das zonas mais agitadas da ilha.

Próxima de Palm Beach situa-se a Eagle Beach, na minha opinião, uma das praias mais bonitas. Mais tranquila, com areia branca e águas turquesa quentes, Eagle Beach tem uma particularidade que a torna muito especial. Nesta praia existem duas árvores divi-divi, consideradas o símbolo de Aruba. As icónicas divi-divi apresentam uma forma retorcida e estão inclinadas para sudoeste, fruto da brisa que muitas vezes se faz sentir na ilha, atenuando ligeiramente o calor típico das Caraíbas.

Divi-tree
Uma árvore divi-divi créditos: The Travel in Pink

Outra praia a não perder é a Arashi Beach, situada no noroeste da ilha, na estrada que leva ao Farol Califórnia. Não é por acaso que esta é uma das praias preferidas dos locais. Com um mar de um azul tão intenso que parece uma pintura, dificilmente poderia ser mais convidativa. Apresenta boas infraestruturas de praia como chapéus e espreguiçadeiras para alugar e um bar para snacks e bebidas. Ao sul da ilha, Baby Beach é também considerada uma das praias mais bonitas de Aruba.

Por fim, é imperdível ir àquela que é uma das praias mais fotografadas das Caraíbas, a Flamingo Beach (Praia dos Flamingos), na ilha privada do Hotel Renaissance. Para visitar esta praia é necessário ficar alojado no hotel, e nesse caso a entrada na ilha é gratuita, ou comprar um passe diário para visitar a ilha, o que recomendo fazer com antecedência pois o número de entradas diário é limitado. Situada a menos de 10 minutos de barco de Oranjestad, oferece duas praias, a Iguana Beach e a Flamingo Beach, bem como alguns trilhos, um restaurante e um bar. As praias são paradisíacas com água transparente e areia branca, mas o principal atrativo da Flamingo Beach, como o nome deixa adivinhar, é o facto de acolher vários flamingos que passeiam livremente pela praia e interagem com os visitantes.

Aruba
Na ilha privada do Hotel Renaissance créditos: The Travel in Pink

Mas Aruba tem mais para oferecer além das praias. A sua capital, Oranjestad, é uma pequena cidade charmosa, com uma atmosfera colonial que nos remete para o passado, caracterizada pelas casas coloridas de tonalidades pastel, com uma influência arquitetónica marcadamente holandesa. O centro de Oranjestad apresenta uma grande oferta de lojas de artigos típicos, mas também lojas de luxo, cafés, bares e restaurantes.

Oranjestad é também um importante porto de cruzeiros nas Caraíbas, pelo que recebe regularmente centenas de visitantes que aportam por algumas horas na ilha, sendo a capital de Aruba o ponto de partida para visitar a ilha. Próximo do porto e do famoso Renaissance Hotel situa-se o Marketplace, um complexo ao ar livre com uma grande variedade de restaurantes, lojas, cinemas, casino e música ao vivo.

Oranjestad
Em Oranjestad créditos: The Travel in Pink

Apesar da dimensão relativamente reduzida da ilha, vale a pena alugar um carro para percorrer não apenas as praias, mas também as estradas de Aruba e a costa oposta àquela onde as principais praias estão localizadas. O troço de Palm Beach até ao Farol Califórnia é particularmente cénico, com um navio naufragado visível da costa e vistas incríveis para o Mar das Caraíbas.

O Farol Califórnia ergue-se branco e imponente na paisagem maioritariamente plana da ilha e é visível de longe. Na zona existe uma extensão desértica com dunas de areia e uma imensidão de cactos. Nesse ponto inicia-se também a rota para explorar a costa norte da ilha. Se o sul de Aruba é caracterizado pelas praias de águas calmas e cristalinas que convidam a dias de descanso, a costa norte faz-nos por vezes sentir que estamos numa ilha completamente diferente. Rochosa, árida e selvagem, com plantações de cactos, falésias rochosas e um mar revolto azul escuro, apresenta o lado menos conhecido de Aruba e uma beleza distinta que também merece ser apreciada.

Farol Califórnia
Farol Califórnia créditos: The Travel in Pink

Na costa norte não percam a Capela Alto Vista, no topo de uma pequena colina. Esta capela de uma tonalidade amarela situa-se no local exato onde foi construída a primeira igreja católica em Aruba, e é acessível através de uma estrada ladeada por cruzes brancas e cactos. Da Capela Alto Vista chega-se facilmente a Bushiribana, as ruínas de uma antiga fundição de ouro situada em frente ao mar. Por fim, não deixem de visitar a Conchi Natural Pool, uma formação rochosa de origem vulcânica que deu origem a uma piscina natural de grande beleza, e que é hoje uma das principais atrações da ilha.

Para mais inspiração de viagens, visitem o blog da Ana, The Travel in Pink.