Um dos tesouros de Granada e reconhecido como Património da Humanidade pela UNESCO, Alhambra é um fascinante complexo de palácios de arquitectura islâmica que se insere na cidade de Granada, Espanha. Localizado na colina Sabika, o ponto estratégico onde se situa sugere as razões da sua construção: defender a cidade Granada de ataques inimigos.

O início da sua construção data de 1238, embora grande parte dos monumentos tenham sido erguidos entre 1248 e 1354. O resultado foi um deslumbrante tesouro histórico, sendo actualmente um dos monumentos mais visitados de Espanha.

O complexo foi construído a pedido do monarca Muhammad I da dinastica Nasrid e divide-se em três principais áreas: a Fortaleza de Alcazaba, os Palácios Nazaríes e a Generalife, onde se inserem os jardins, parques e lagos.

A Fortaleza de Alcazaba constitui a área militar de Alhambra e foi onde outrora os mouros muçulmanos controlavam a região de Granada.

Composta de esbeltas torres, colunas, arcos e verdes jardins, são uma autêntica viagem ao passado árabe. Os Palácios Nasridas, ou Nazaríes em Espanhol, são um conjunto de edifícios por onde passará grande parte do tempo da visita. Eles constituíram em tempos a sede de comandos de Granada.

O Mexuar, o mais antigo, deslumbra pelos detalhes ornamentais. O Palácio de Comares foi em tempos a residência oficial do Sultão e é um dos mais arrojados em termos arquitectónicos. No seu salão é possível admirar as mais de dez mil inscrições árabes bem como toda a decoração envolvente. No Pátio dos Leões, não deixe de visitar a famosa fonte composta pelos 12 animais, como símbolo do poder do sultão.

Já a Generalife transmite paz e tranquilidade, não fosse o local onde os reis e sultões passavam o seu tempo livre. Os jardins merecem uma visita, em especial o jardim do Pátio de la Acequia e os seus imponentes arcos de água, lagos e fontes. Pode ainda passear pelo Jardim dos Adarves, Jardins de São Francisco ou Passeio dos Ciprestes.

Se quiser visitar este maravilhoso palácio-fortaleza, aconselha-se que compre os ingressos na internet. O número de visitas é limitado e os horários de visita aos palácios são fixos, pelo que deverá reservar a sua visita com alguma antecedência.

Os ingressos para a visita diurna custam 14 euros, sendo gratuitos para crianças com menos de 12 anos. Se pretender excluir os Palácios Nasridas da visita, o preço desce para os 7 euros.

Mas se procura uma experiência ainda mais especial, opte por visitar Alhambra à noite e deslumbre-se com o cenário mágico e charmoso que a iluminação ajuda a criar. Porém, caso opte por uma visita nocturna, terá de escolher entre os jardins e os palácios já que as excursões são feitas à mesma hora.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.