A frente marítima de dez quilómetros atrai os adeptos da praia e dos desportos náuticos. Procurada tanto por turistas marroquinos quanto estrangeiros, Agadir é um pequeno paraíso para os surfistas, um destino fantástico para quem busca história e tradição e ainda uma região recheada de belezas naturais.

Da baía à medina

Agadir: uma pérola marroquina
créditos: Marco Riss/CC BY-SA 3.0

A natureza é, sem dúvida, uma das grandes atrações de Agadir. E nem é preciso afastar-se da cidade para se aperceber disso mesmo. Um dos maiores exemplos é a Baía de Agadir, reconhecida como uma das mais belas do mundo. No top dos cartões-postais da cidade, alberga hotéis, restaurantes, espaços noturnos, piscinas, sendo muito procurada pelos turistas. Apesar da agitação, vale a pena a visita quanto mais não seja para assistir ao inesquecível pôr do sol sobre o oceano.

Despeça-se da costa e parta rumo à medina. Reconstruída pelo arquiteto Coco Polizzi depois do terremoto de 1960 no meio de eucaliptos, conquista pelas suas ruas estreitas, portas elaboradas e paredes decoradas com zelliges, os azulejos tradicionais marroquinos. Algumas fotografias depois, visite o museu que celebra a cultura Amazigh, mais conhecida como berbere. Pelo caminho, resista se puder às joias dos artesãos e às melodias inebriantes tocadas pelos artistas de rua.  Siga até ao kasbah, empoleirado numa rocha com 236 metros de altura. As muralhas de outrora sucumbiram ao terremoto, mas a paragem aqui vale a pena pela vista completa da baía, do porto e da zona nova da cidade, sobretudo ao entardecer quando o sol reflete nas ruínas.

O souk e as aves

Agadir: uma pérola marroquina
créditos: Theo Crazzolara/Unsplash

Agadir tem um dos maiores souks de Marrocos. Autêntico mercado tradicional, o Souk El Had transporta quem o visita para uma atmosfera sem tempo, onde reina a abundância. Com mais de seis mil pontos de venda, encontra aqui de especiarias a utensílios domésticos, passando por mobiliário e têxteis. Construído no início da década de 1960, após o terremoto, foi algo de obras dos anos de 1990, oferecendo agora um chão e telhado renovados. Apesar destes toques de modernidade, a tradição de regatear os preços mantém-se.

Feitas as compras, deslumbre-se com as espécies do Vale das Aves, um parque de acesso gratuito, que se estende por dois hectares e meio. O exotismo é a palavra de ordem neste espaço recheado de becos com palmeiras e flores raras bem como de corpos de água. Claro que os pássaros também marcam presença, através de espécimes de todo o mundo, a que se juntam macacos, cangurus ou lhamas.

Bem-vindo ao Vale de Souss

Agadir: uma pérola marroquina
créditos: Camping Aourir/Unsplash

Deixe a cidade para trás e aventure-se até ao Vale do Souss, região irresistível para os amantes do turismo de natureza. É aqui que se encontra o Parque Nacional de Souss-Mass, enorme espaço verde que alberga mais de 250 espécies de aves, incluindo o famoso íbis-eremita. A fazer-lhe companhia estão, entre outros, antílopes, javalis e mangustos. Na região destacam-se, em Tifnit, as casas esculpidas na rocha, hoje abandonadas e que foram em tempos habitações trogloditas.

A flora é também abundante por aqui. As amendoeiras são as estrelas no fim do inverno, mas as flores também prosperam, servindo de base à famosa produção de mel. Ainda mais popular será o óleo de argão, oriundo de uma árvore endémica de Marrocos, que em muito contribui para a fama de Agadir. Fique a conhecer melhor este produto nas inúmeras cooperativos dos arredores da cidade e comprove os seus poderes num dos spas e centros de bem-estar.

Um spot de surf com fama mundial

Agadir: uma pérola marroquina
créditos: Louis Hansel/Unsplash

A baía de Agadir é perfeita se quiser desfrutar do Atlântico com crianças ou simplesmente dar umas braçadas. Mas se busca as emoções dos desportos náuticos, então viaje uns quilómetros desde a capital e descubra Taghazout. Em tempos uma aldeia piscatória, a localidade é hoje uma estância balnear procurada por turistas internacionais. A paisagem nada deixa a desejar à de Agadir, sendo marcada pelas montanhas do Atlas que rodeiam a praia com cerca de sete quilómetros. Um dos pontos altos é a floresta de argão em torno da cidade. Se o verde deslumbra são mesmo as ondas que atraem os surfistas de todo o mundo, e todos os níveis, desde a década de 1970. Killer Point e Anchor Point são dois dos spots mais procurados pelos surfistas experientes.

Agadir é um destino mágico. Das praias às montanhas, passando pelos souks, tem de tudo um pouco para agradar ao mais exigente dos viajantes. Não deixe para amanhã a viagem que pode reservar hoje e garanta já o seu bilhete para esta pérola marroquina.