Nascido prematuramente no dia de Natal em 1642, não se esperava que Isaac Newton sobrevivesse, mas tornou-se um cientista revolucionário. A sua teoria da gravitação universal e as leis do movimento foram inovadoras. Newton foi um físico, astrónomo, matemático, teólogo, além de cientista.

Independentemente de se ser entusiasta da ciência ou não, a história da teoria da gravidade é uma das mais conhecidas do planeta. A história conta que o jovem Isaac Newton estava sentado sob uma macieira e uma maçã caiu sobre a sua cabeça. Depois disso, ele teve um momento "Aha!". Na prática o processo é mais complexo, mas o jovem Newton iniciou a descoberta da gravitação universal com este infortúnio.

A casa de infância de Newton, o Woolsthorpe Manor em Lincolnshire, Reino Unido, tornou-se uma atracção turística e tem ganho cada vez mais visitantes.

Existem muitos descendentes da macieira de Newton, mas a original atrai a maioria dos visitantes.

A crescente popularidade da árvore não está a ser muito benéfica para a própria árvore. Muitos visitantes sobre o mesmo solo estão a danificar as raízes. Assim sendo, há algum tempo, foi tomada a decisão de cercar a árvore.

O local ainda pode ser visitado mas não é possível recriar a cena e sentar-se sob a árvore, como Newton fez.

Enxertos da macieira de Newton foram distribuídos e cultivados em todo o mundo. Há um espécime - um descendente da árvore original - a crescer no jardim do Departamento de Física da Universidade de York. Um outro cresce do lado de fora do portão principal do Trinity College, em Cambridge, mesmo por baixo do quarto em que Newton morava quando estudou lá. Há também uma árvore descendente da original a crescer no Instituto Bariloche, em Bariloche, Argentina.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.