As novas tecnologias foram postas ao serviço da Cultura e, o resultado, neste museu, é a possibilidade de ter um contacto único com um Salvador Dalí digital, admirar a complexidade de algumas das suas obras ou mesmo entrar dentro de um dos seus quadros – Reminiscência Arqueológica do Ângelus de Millet – através de realidade virtual.

As Obras-Primas Do Pintor Em Realidade Aumentada

Lembra-se de ver pessoas na rua, de telemóvel na mão, à caça de Pokemons? A tecnologia utilizada aqui é a mesma, mas a finalidade muito diferente. “Visual Magic: Dalí’s Masterworks in Augmented Reality” é a possibilidade que os visitantes do Museu Salvador Dali têm, através de um dispositivo móvel (próprio com a app instalada, ou emprestado pelo Museu), de ver as pinturas a ganhar vida. Esta é mais uma forma que o Museu encontrou, desde junho deste ano, para cativar a atenção dos visitantes. E torna-se irresistível admirar os seus trabalhos de uma forma totalmente inovadora.

A tecnologia ao serviço da arte no The Dalí Museum

Salvador Dalí Digital

O próprio Dalí desafiou constantemente a realidade, com o seu trabalho. O Museu tem investido no sentido de melhorar a interpretação da sua obra com recurso às novas tecnologias. É também uma novidade, desta temporada, a versão virtual e interativa de Salvador Dalí, criada com recurso à Inteligência Artificial. É assim, o próprio artista que faz de anfitrião, ao receber os visitantes. Em ecrãs grandes, dispostos em diferentes pontos do museu, fala-nos da sua vida e convida-nos a apreciar a sua obra. O interessante é que a experiência é diferente, para cada visitante, com apresentação de histórias e piadas distintas.

Introduzido em maio deste ano, este “Dalí Live” pretende ser uma homenagem de celebração do 115.º aniversário de Salvador Dalí, que nasceu a 11 de maio de 1904. As expressões faciais de Dalí foram sobrepostas ao rosto de um ator, com proporções corporais semelhantes ao artista. A fala imita o sotaque único de Dalí, uma mistura de francês, espanhol e inglês, que torna a recriação ainda mais credível.

Todos os detalhes foram pensados ao pormenor. E Salvador Dalí não nos deixa seguir sem antes tirar uma selfie connosco!

A tecnologia ao serviço da arte no The Dalí Museum
Museu Salvador Dali - EUA créditos: taniafernandes@canelaehortela.com

Sonhos de Dalí

Reminiscência Arqueológica do Ângelus de Millet o óleo sobre madeira, pintado em 1934 é uma das obras em exposição neste Museu. É também o contexto de uma das atividades que pode aqui realizar. Sonhos de Dalí permite viajar, dentro deste quadro, através de uma experiência de Realidade Virtual. A aventura dá-lhe acesso às torres, à vista deslumbrante da paisagem, mas também a descobrir recantos secretos, ocultos na tela.

O Museu

A coleção permanente do Museu Salvador Dali conta com mais de 2400 obras de arte de toda a carreira de Dalí. Inclui pinturas a óleo, desenhos originais, ilustrações de livros, livros de artistas, gravuras, esculturas, fotos, manuscritos e um extenso arquivo de documentos. É a maior coleção do artista, fora de Espanha.

A tecnologia ao serviço da arte no The Dalí Museum
créditos: taniafernandes@canelaehortela.com

The Dalí Museum

O acervo foi criado com base na coleção de arte de A. Reynolds e Eleanor Morse, constituído a partir de 1942, quando os Morses visitaram uma retrospetiva itinerante de Dalí no Museu de Arte de Cleveland, organizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, e ficaram fascinados com o seu trabalho. A 13 de abril de 1943, os Morses tiveram oportunidade de conhecer Salvador Dalí e sua esposa Gala, em Nova York e criaram afinidade com o casal.

O Museu Dalí, em St. Petersburg na Flórida, abriu em 1982. O novo edifício, foi inaugurado a 11 de janeiro de 2011. O projeto é do arquiteto Yann Weymouth, da HOK, e combina o racional com o universo fantástico do artista que homenageia.

Se estiver na Flórida, na zona de Tampa, recomendamos uma visita ao Museu Salvador Dali.

The Dalí Museum abre diariamente entre as 10h30 e as 17h30. Às quintas-feiras encerra às 20h00. As entradas custam 25 dólares. Há desconto para séniores, e estudantes. É gratuito para menores de 6 anos. Às quintas-feiras, entre as 17h00 e as 20h00 fazem preço especial para todos de 12 dólares.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.