Quem nunca pensou em visitar a famosa vila dos Hobbits? Situada na região norte da Nova Zelândia, a vila foi construída para as gravações da trilogia "O Senhor dos Anéis".

Hobbiton é paragem obrigatória para cinéfilos e fãs dos filmes dirigidos pelo diretor Neozelandês Peter Jackson e baseados nas obras do escritor sul-africano J.R.R Tolkien. O local também atendia na perfeição ao requisito cinematográfico de ser praticamente isolado. Ou seja, as filmagens poderiam acontecer longe dos curiosos e ainda contava com ausência quase total de postes de luz, cercas, estradas, casas e carros no horizonte.

 

Mas os sucessos de bilheteira transformaram a paisagem de árvores solitárias e infinitas colinas verdejantes num local de culto para os turistas. As pequenas roupas estendidas, os pomares de frutas, as cestas com pães e o fumo a sair das chaminés dão a sensação que os pequenos Hobbits acabaram de passar por ali. Existe ainda uma árvore artificial, feita de duzentas mil folhas de plástico.

A excursão pela Hobbiton dura cerca de uma hora e leva os turistas por um rápido ‘tour’ pela quinta onde está inserida. Os visitantes podem entrar nas casinhas dos Hobbits e, no final do passeio, são levados para o famoso bar "Green Dragon Inn", onde os personagens relaxavam entre as batalhas.

Preços e como chegar

Hobbiton abre diariamente das 09h00 às 17h00. O  bilhete para o tour custa 75 NZD (44,5 euros). Crianças de 10 a 14 anos pagam metade deste valor e crianças entre 5 e 9 anos pagam 10 NZD (seis euros). Crianças de 0-4 anos não pagam. A viagem de carro a partir de Auckland demora cerca de duas horas.