Os mercados de Natal são uma das melhores formas de começar a sentir alguma da magia e tradição da quadra natalícia. Por isso, aqui ficam alguns dos mais encantadores do mundo.

1. Mercado de Navidad – Madrid, Espanha

Mercado de Navidad – Madrid, Espanha
créditos: Site oficial de Turismo Madrid

Este é o mercado mais tradicional de Madrid e remota a 1860. Festejado na praça principal da cidade, La Plaza Mayor, é famoso pelas suas figuras do presépio de Belém, as 140 bancas e os presentes misteriosos para serem oferecidos no Dia dos Inocentes a 28 de Dezembro, dia em que os madrilenos pregam partidas uns aos outros – dia equivalente ao Dia das Mentiras.

2. Christkindelsmärik – Estrasburgo, França

Estrasburgo: Um passeio (em fotos) pela capital do Natal
créditos: SAPOViagens

Visto como um clássico dos mercados de Natal europeus, o Christkindelsmärik de Estrasburgo – também conhecido como Marché de l’Enfant Jésus – é um dos mais antigos da Europa, datando a 1570. Com 300 chalés de madeira espalhados por 11 aldeias temáticas no centro da cidade, o mercado principal fica na Place de la Cathédral e oferece um leque variado de artesanato, decorações e especialidades sazonais. Quanto às tradições natalícias, aqui poderá encontrar vin chaud (vinho quente) e biscoitos bredele, uma especialidade local com sabores desde avelã, laranja, canela ou praliné. É caso para dizer “Bon appétit”!

3. Dresdner Striezelmarkt – Dresden, Alemanha

Dresdner Striezelmarkt – Dresden, Alemanha
créditos: pixabay

O mercado mais antigo da Alemanha já conta com quase 600 anos. Aqui, os artesãos da região reúnem-se em cerca de 250 bancas, oferecendo desde enfeites de madeira e quebra-nozes a pirâmides de velas tradicionais. Aqui encontrará o maior arco de Natal do mundo, bem como um parque de aventuras para crianças com um teatro de marionetas, um carrossel e um caminho-de-ferro infantil. O nome do mercado faz referência a Strüzel ou Stroczel, um bolo com frutos que é vendido no mercado, agora conhecido como Stollen. Poderá encontrar outras iguarias doces e salgadas como os famosos Glühwein (vinho quente) e Pulsnitzer Pfefferkuchen (pão de gengibre recheado de doce e coberto de chocolate).

4. Jardins Tivoli – Copenhaga, Dinamarca

Copenhaga
créditos: pixabay

O mercado de Natal tradicional de Copenhaga decorre no segundo mais antigo parque de diversões do mundo, os Jardins Tivoli. Este conta com centenas de árvores de Natal e é iluminado com milhares de luzes, tendo o aroma a amêndoas tostadas por todos os cantos. O cenário natalício fica completo com um lago congelado transformado em rinque de patinagem. Contemple a arte e artesanato que existem nas várias banquinhas e coma uma mão cheia de æbleskiver (pequenas almofadas de maçãs) com açúcar para completar a experiência. Guarde um espacinho no estômago para a sanduíche de porco assado com couve roxa antes de dar uma volta no The Star Flyer, um baloiço de 80 metros de altura com vista sobre a cidade.

5. Stortorget Julmarknad – Estocolmo, Suécia
Situa-se no coração da Cidade Velha de Estocolmo e é um dos mercados de Natal mais antigos que existem – é, sem dúvida, o mais antigo da Suécia, tendo tido início em 1837. Este mercado tradicional decorre na praça central da cidade e conta com 40 bancas vermelhas que condizem na perfeição com o cenário histórico onde se situam.
Enquanto explora o artesanato local, opte por aquecer-se com um copo de glögg (vinho quente doce com uma mistura aromática de especiarias), e não deixe de provar os doces de Natal suecos tradicionais como as pepparkakor (bolachas de pimenta) e os saffransbullar (pães de açafrão). Já provou carne de alce ou rena? Então não perca também essa oportunidade.

6. Piața Mare – Sibiu, Roménia
Com três bonitas cordilheiras ao seu redor, o mercado de Natal de Sibiu situa-se na Grande Praça, no centro histórico da cidade, e é romântico por natureza. Opte por passear ao longo dos 70 casebres e aprecie a cerâmica, peles e brinquedos de madeira, antes de ir para o rinque de patinagem ou o parque infantil. Aqui, a fome ataca-se com vinho quente, pão de gengibre e castanhas assadas, porém deixe algum espaço para o cozonac (pão doce) e o Kürtőskalács (um bolo no espeto em forma de cone). Bonita em qualquer altura, nesta altura do ano é muito provável que Sibiu o brinde com um Natal branquinho.

7. Mercado de Natal de Toronto – Toronto, ON, Canadá
Para variar do vinho quente dos mercados europeus, dirija-se até ao Distillery District de Toronto para descobrir os rituais natalícios do Canadá. O espírito festivo começa-se a sentir graças às ruas calcetadas e às fachadas de tijolo industriais, as bancas de madeira e a casa de gengibre em tamanho real. Nas bancas de comida encontrará tudo desde as bratwursts alemãs aos waffles belgas, não descurando o poutine: um prato canadiano que mistura batatas fritas com molho e coalhos de queijo branco. Ao longo de todas as bancas encontrará vários presentes distintos como velas de cera de abelhas, brinquedos de madeira e até…. meias de bacon. Aproveite o facto de estar no distrito das destilarias para provar o vinho, cerveja e bebidas brancas.

8. A Praça Vermelha – Moscovo, Rússia

A Praça Vermelha – Moscovo, Rússia
créditos: pixabay

A feira de Natal da Praça Vermelha de Moscovo conta com a majestosa Catedral de São Basílio como pano de fundo e está rodeada das muralhas imponentes do Kremlin, sendo um dos mercados de Natal mais impressionantes. Conta com 20 bancas que vendem decorações de Natal e lembranças locais, como bonecas russas artesanais e outros brinquedos Khokhloma pintados à mão. Lá terá ainda um dos maiores ringues de patinagem de Moscovo, bem como um pequeno parque para as crianças. Siga para as bancas de comida para provar pratos tradicionais russos, como batatas assadas com cogumelos e pickles, ou panquecas com caviar. Termine com a inevitável combinação natalícia: vinho quente e pão de gengibre russo. Como os russos só celebram o Natal a 7 de Janeiro, o mercado dura até ao final desse mês. Tem imenso tempo para aproveitar!

Sugestões momondo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.