Apesar de ser um dos países mais pequenos da Europa, com 2500 quilómetros quadrados e cerca de 600.000 habitantes, o Luxemburgo tem muito para oferecer aos visitantes, desde uma capital vibrante e multicultural, a vilas mágicas com castelos e fortificações seculares, parques naturais com trilhos cénicos e florestas espetaculares.

O Luxemburgo é um destino interessante para visitar em qualquer altura do ano, mas recomendo fazê-lo no final de novembro ou no início de dezembro. Neste período muito provavelmente ainda vão encontrar o país coberto com um manto de folhas acobreadas e vestido com as cores outonais. Mas poderão já sentir também uma atmosfera natalícia, uma vez que os mercados de Natal abrem portas a 24 de novembro. E com um pouco de sorte, poderão vivenciar a primeira queda da neve da estação. Uma combinação perfeita para os feriados de dezembro que se aproximam!

Há muitas opções de voos diretos do Luxemburgo a partir de Portugal que, comprados com antecedência, apresentam preços convidativos. No Luxemburgo recomendo utilizar transportes públicos, que são grátis, e alugar um carro para explorar o país, se saírem da cidade do Luxemburgo.

O que fazer no Luxemburgo? Deixo algumas sugestões de sítios a não perder. Não apenas na cidade do Luxemburgo, a capital do Grão-Ducado que tem o mesmo nome do país, mas também dedicando algum tempo a visitar as suas vilas e florestas.

Old Town da cidade do Luxemburgo

A Old Town do Luxemburgo foi declarada em 1994 Património Mundial da UNESCO pelo seu excelente estado de preservação e pelas vastas fortificações que envolvem a cidade, sendo uma das maiores cidades fortificadas na Europa.

Percam-se pelas ruas e ruelas da Old Town na parte alta da cidade, repleta de edifícios históricos, palácios e praças como a Place Guillaume II ou a Place d’Armes, com uma vasta oferta de restaurantes, bares e lojas.

Cidade do Luxemburgo
Cidade do Luxemburgo créditos: The Travel in Pink

Nas imediações encontrarão algumas das atrações mais importantes da cidade como a Catedral de Notre Dame e o Palácio Grão-Ducal, que é atualmente a residência do Grão-Duque do Luxemburgo e onde exerce a sua função como Chefe de Estado. Nesta zona não percam a icónica Golden Lady, uma estátua na Praça da Constituição que constitui um memorial aos soldados que morreram na Primeira Guerra Mundial. Nesta área terão vistas fantásticas para a Ponte Adolphe e o vale envolvente.

Chemin de la Corniche

As vistas do Chemin de la Corniche, um caminho que se estende ao longo do vale do rio Alzette desde o promontório de Bock até à parte baixa da cidade, são obrigatórias quando se visita o Luxemburgo. É fácil perceber porque foi considerado pelo escritor luxemburguês Batty Weber “o miradouro mais bonito da Europa”.

Chemin de la Corniche
Chemin de la Corniche créditos: The Travel in Pink

Bairro de Grund

O bairro de Grund está localizado na parte baixa do Luxemburgo. Esta zona tem uma atmosfera completamente diferente do centro da cidade. Dediquem algum tempo a percorrer as ruas empedradas com edifícios antigos e restaurantes.

Um sítio a não perder é a Abadia de Neumünster, que é agora um centro cultural e de conferências. A zona envolvente é uma das minhas favoritas na cidade, nomeadamente o caminho nas margens do rio Alzette com vistas para a abadia e para uma ponte pitoresca, que nesta altura do ano está coberta com um tapete de folhas alaranjadas e castanhas.

Bairro de Grund
Bairro de Grund créditos: The Travel in Pink

Bock Casemates

O Bock Casemates é uma rede de fortificações subterrâneas com quilómetros de túneis em vários níveis, que começaram a ser construídos no século XVIII. Atualmente é uma das atrações mais visitadas do Luxemburgo. Na zona envolvente, encontram-se algumas das melhores vistas para os bairros de Grund e Pfaffenthal.

Pfaffenthal e Elevador Panorâmico

Pfaffenthal é outro bairro do Luxemburgo na parte baixa da cidade. Localizado nas margens do rio Alzette, era neste bairro que viviam há séculos atrás os artesãos. O primeiro hospital e maternidade do Luxemburgo foram também construídos nesta área.

Atualmente é um bairro agradável e tranquilo com jardins e zonas verdes. Vale a pena apanhar o Elevador Panorâmico do Pfaffenthal para lá chegar. Este elevador em vidro com 71 metros de altura é grátis e oferece excelentes vistas para o vale.

Castelo de Vianden

Sabiam que o Luxemburgo tem mais de 100 castelos? Para os apaixonados por história, visitar os castelos do país é o plano ideal para um dia fora da cidade do Luxemburgo.

Castelo de Vianden
Castelo de Vianden créditos: The Travel in Pink

O Castelo de Vianden é um dos mais conhecidos. Localizado no topo de uma colina, a menos de 10 minutos da pitoresca vila de Vianden, foi construído entre os séculos XI e XIV sobre as fundações de um antigo castelo romano, tendo sido renovado várias vezes ao longo dos séculos.

O bilhete normal custa 10 euros e dá acesso a uma exposição bastante interessante sobre as diferentes áreas do castelo, onde é possível saber mais sobre a vida e história de Vianden e o papel que esta fortificação desempenhou na história do Luxemburgo.

Vila de Vianden

Não deixem de conhecer a vila de Vianden, localizada na região de Eislek (também conhecida como os Ardennes do Luxemburgo), nas margens do rio Our e rodeada por colinas e florestas.

Vale a pena dedicar algum tempo a passear pelas ruas empedradas da vila e pela Ourdal Promenade, um trilho que se inicia em Vianden e que percorre as margens do rio Our. Se gostam de teleféricos, em Vianden encontrarão o único teleférico do Grão-Ducado, que leva os visitantes a uma altitude de 440m.

Por fim, para as melhores vistas de Vianden, parem na estrada que desce para a vila. Do lado direito encontrarão um caminho pedestre de onde, na minha opinião, poderão capturar algumas das melhores fotos da região.

Vila de Vianden
Vila de Vianden créditos: The Travel in Pink

Larochette

Localizada num vale estreito nas margens do rio White Erns e rodeada por florestas, a bonita vila de Larochette também merece uma visita. Passeiem pelas ruas antigas que levam a uma praça medieval com vistas para o Castelo de Larochette. Impondo-se no topo de uma colina com a vila a seus pés, este castelo está parcialmente em ruínas e pode ser visitado entre 1 de abril e 19 de novembro.

Mulhertal

Para os amantes da natureza, a região de Mulhertal no coração do Luxemburgo é imperdível. Esta área é muitas vezes referida como a "Pequena Suíça", porque as suas paisagens efetivamente fazem lembrar alguma zonas daquele país. Em Mulhertal encontrarão florestas ancestrais, quedas de água e trilhos. O famoso trilho de Mulhertal tem mais de 112km, passando pelas principais maravilhas naturais desta região. No outono, esta região é particularmente bonita, coberta de folhas com as cores outonais.

Mulhertal
Mulhertal créditos: The Travel in Pink

Mercados de Natal do Luxemburgo

Por fim, se visitarem o Luxemburgo no período que antecede o Natal, ficarão encantados com os mercados de Natal (Winterlights) espalhados pela cidade. Todos os anos nesta época festiva, o Luxemburgo abraça o espírito natalício e torna-se uma verdadeira cidade encantada.

Os mercados de Natal, distribuídos por distintas localizações, oferecem mais de 100 chalets e inúmeras atrações natalícias como uma roda gigante, um ringue de patinagem no gelo e um pequeno comboio.

Deixo uma última dica relativa às melhores vistas para o Mercado de Natal da Praça da Constituição, onde se encontra a roda gigante. Dirijam-se à Ponte Adolphe e preparem a máquina fotográfica ou o telemóvel para eternizar o momento.

Mercados de Natal do Luxemburgo
Mercados de Natal do Luxemburgo créditos: The Travel in Pink

Para mais inspiração sobre viagens dentro e fora de Portugal, podem consultar o blog de viagens da Ana, The Travel in Pink