1. Quer saber se vai casar? Há um menir em Reguengos de Monsaraz que pode ter a resposta

Mandamos de costas uma pedra e marcamos no calendário a data de casamento. É uma imagem que sintetiza a relação com o Menir ou Rocha dos Namorados. Uma forma divertida de evocar um ritual pagão associado à fecundidade que as mulheres solteiras realizavam na segunda-feira de Páscoa em S. Pedro do Corval. O Andarilho foi visitá-lo.

2. Existem à volta de 20 quadrilhões de formigas na Terra

Determinar a população mundial de formigas é importante para medir as consequências das alterações aos seus habitats, inclusive as causadas pelas mudanças climáticas, como ficámos a saber em setembro.

3. A árvore mais alta da Amazónia mede quase tanto quanto um prédio de 25 andares

Depois de três anos de planeamento, cinco expedições e uma caminhada de duas semanas pela floresta, uma equipa de cientistas brasileiros chegou, em setembro, até à árvore mais alta já encontrada na floresta amazónica.

4. Só 6% dos pilotos a nível mundial são mulheres

A estatística veio a lume a propósito da estreia do filme "Top Gun 2" e reflete o desequilíbrio de género que ainda subsiste no setor da aviação.

5. Uma dourada com batata assada pode custar 65€ no Dubai

SAL beach club
A vista do restaurante no Dubai onde a Ana pediu uma dourada créditos: Ana Oliveira

Não é difícil tropeçar num recorde no Dubai (o maior arranha-céus, o maior anel do mundo, o maior tapete, e muito mais), mas às vezes são as coisas corriqueiras que nos surpreendem mais, como prova o preço de um almoço (com vista para o mar, é certo).

6. Quase toda a população de Porto Santo foi raptada no século XVII

A curiosidade histórica foi partilhada connosco pela Ana Catarina: em agosto de 1617, uma frota de oito embarcações de corsários argelinos levaram para o Norte de África quase todos dos mil habitantes de Porto Santo, restando na ilha apenas 18 homens e 7 mulheres que conseguiram encontrar esconderijos.

7. 2022 viu cair o recorde do comboio mais longo do mundo

Aconteceu em outubro e foram precisas 100 carruagens para formar o comboio "recordista" de 1910 metros, que depois circulou pelos Alpes suíços. Vale a pena ver as fotografias.

8. A Torre Eiffel fica 15 centímetros mais alta no verão (devido à dilatação do ferro)

Uma das curiosidades mais surpreendentes que ficámos a conhecer sobre o monumento parisiense no seu aniversário, em março.

9. Um dos principais rios da África Austral desagua no deserto

O Okavango
O rio Okavango, no Botswana, onde desagua no deserto, formando um enorme delta pantanoso. créditos: Projeto Prá Frente

O Okavango nasce em Angola, passando depois pela Namíbia e desagua no Botswana. Após 1.700 km de extensão, o Okavango simplesmente evapora no meio do Deserto do Kalahari, formando um enorme e magnífico delta pantanoso, o maior do mundo situado num deserto, que maravilhou os viajantes do Projeto Prá Frente.

10. A mais pequena vinha do mundo fica na Suíça e pertence ao Dalai Lama

Todos os anos é escolhida uma celebridade para dar conta da árdua empreitada da vindima. As uvas colhidas e espremidas são depois misturadas com outros vinhos em 1000 garrafas que são depois leiloadas e o dinheiro é doado a uma causa solidária. É a primeira de 20 curiosidades que ficámos a saber sobre a Suíça.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.