A conta foi publicada nas redes sociais pelos turistas japoneses que almoçaram no restaurante Antico Caffè di Marte, no centro de Roma e, rapidamente, tornou-se viral. Além dos elevados preços da refeição, existia ainda uma taxa de serviço de 80 euros. Após a publicação se tornar viral, várias pessoas partilharam as suas experiências e queixaram-se do esquema que parece sempre ser similar, numa típica armadilha para turistas.

No TripAdvisor a página foi temporariamente fechada a comentários, após ter sido inundada por criticas ao restaurante (um procedimento habitual quando há casos mediáticos que provocam um “aumento do envio de avaliações que não descrevem uma experiência direta").

O que também ficou fechado durante meio dia foi o restaurante, segundo a imprensa italiana. O proprietário do local teve de pagar uma multa de € 5.000, por ter colocado uma gorjeta pelo serviço de 80 euros no recibo dos clientes japoneses. O advogado do restaurante, Carlo Scorza, citado pelo La Reppublica, garantiu que os turistas é que decidiram dar “uma gorjeta” e “arredondá-la para os 80 euros". No entanto, uma “taxa de serviço de mesa” ou gorjeta - que não é obrigatória - foi adicionada ao recibo, o que é ilegal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.