A Região de Turismo do Algarve (RTA) apresentou os verbos “Aproveitar, Respeitar e Proteger” como “pilares” desta campanha de sensibilização ambiental, que visa incentivar até final de outubro “boas práticas ambientais no maior destino de férias do país” da parte de “miúdos, graúdos, turistas e residentes” que se encontram na região.

“A campanha centra-se em temas como a poluição atmosférica, a preocupação em manter as praias limpas, os comportamentos de risco junto às matas e florestas ou a correta fruição do cordão dunar, e enfatiza o papel crucial da população residente e dos turistas, apelando à boa conduta na natureza sobretudo no verão, altura mais seca do ano em que se registam picos muito elevados de temperatura, propícios a incêndios florestais”, explicou a RTA num comunicado.

A mesma fonte destacou que, por isso, a iniciativa vai também incentivar comportamentos de prevenção e de minimização de riscos de incêndio.

“Queremos que esta campanha se afirme pela positiva, sirva de inspiração à mudança de atitudes e que se traduza na melhoria do nosso comportamento comunitário. Vamos preservar a beleza e a segurança do Algarve”, declarou o presidente da RTA, Desidério Silva, citado no comunicado.

A campanha ambiental vai ser financiada com fundos comunitários do Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve2020) e vai, segundo a RTA, “privilegiar o online”, por ser “não só a forma de chegar a mais pessoas, como também a mais ecológica”.

“As redes sociais, onde serão publicados diversos filmes produzidos especificamente sobre os temas da campanha, os 'outdoors', a rádio, a imprensa regional e o 'mobile' são os meios de divulgação da iniciativa”, precisou o organismo.

A Região de Turismo do Algarve salientou também a importância que vai ser dada, no âmbito desta campanha, aos operadores turísticos preocupados com a promoção e proteção do ambiente.

“Os operadores turísticos não ficaram de fora, tendo sido desenvolvido um ‘Guia do Operador Amigo do Ambiente’, cujo objetivo é estimular o aparecimento de novas práticas relativamente à forma como estes se posicionam face às questões da promoção e da proteção ambiental”, precisou.

Foi ainda criado um logótipo para representar a campanha, “inspirado nos quatro elementos da natureza (terra, ar, água e fogo)”, que se combinam para dar corpo a um dos “elementos naturais, icónicos e nativos do Algarve: a esteva”, acrescentou a RTA.

Fonte: Lusa