A 9 de junho, diplomatas e jornalistas de muitos países, incluindo Portugal, embarcaram numa viagem à "Descoberta da Vila do Chá Mais Bela da Rota da Seda".

Vieram até ao distrito de Shihe, cidade de Xinyang, província de Henan, para explorar os segredos do chá chinês, de acordo com o Departamento de Cultura, Rádio, Televisão e Turismo do Distrito de Shihe. Nos primeiros quatro meses de 2021, três comboios "China-Europe Express", carregados com chá Xinyang, viajaram pela moderna Rota da Seda para a Europa e Ásia.

O Embaixador de Portugal na China, José Augusto Duarte, disse que Portugal foi o primeiro país europeu a introduzir o chá chinês. No século XVI, os mercadores portugueses trouxeram o chá chinês de volta. Era tão caro que apenas nobres podiam apreciá-lo. Hoje, beber chá ainda é ainda um estilo de vida sofisticado. O embaixador afirmou também que "a paisagem é incrível, as pessoas são bonitas, apaixonadas, confiantes e felizes".

Xinyang
Xinyang créditos: Unsplash

"O chá é um presente do céu e da terra. Beber chá é bom para a saúde e boa disposição", disse Jingon Kim, Ministro-Conselheiro da Embaixada da Coreia do Sul na China. "Importamos uma grande quantidade de chá da China". A sua esposa, a Sra. Jongyoung Park, é membro da Tea Tasting Association e frequentemente participa em atividades relacionadas com o chá. Experimentou, inclusive, as técnicas tradicionais de colheita e torrefação de chá e fez um intercâmbio com Xiao Junjing, o herdeiro do artesanato de Xinyang Maojian, património cultural imaterial nacional.

Robert Quant, Embaixador da Comunidade das Bahamas, ficou impressionado com a plantação de chá e encoraja todos a visitarem a região.

Apenas montanhas exuberantes e rios límpidos podem produzir um bom chá. Shihe está localizada na linha divisória norte e sul, com uma taxa de cobertura florestal de 70%. Fica numa zona florestal da China, com vilas espalhadas entre montanhas e águas, exibindo lazer e tranquilidade.

Xinyang
Parque Nacional Xinyang créditos: wikipedia

Com uma plantação de chá contígua de 40 mil hectares, é a origem e a principal área de produção de Xinyang Maojian, que se encontra no "Top 10 dos chás mais famosos" da China. A aldeia de Haojiachong em Shihe é uma representação da bela paisagem, onde os aldeões cultivam chá há gerações.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.