Um dos projetos de que mais se fala para substituir as atuais cabines económicas — que agora tem três filas de cadeiras lado a lado, ou uma fila de três, uma de quatro e depois outra fila de três —, é o chamado "conceito de cabine múltipla”.

Este design da espanhola Taller De Arquitectura T36, eliminaria a necessidade de assentos intermediários dividindo os passageiros da classe económica em três áreas em forma de tubo.

Cada área teria uma configuração 2-2, com um corredor no meio, para que ninguém tivesse de sofrer o desconforto de ter de acordar o vizinho para ir à casa de banho a meio da noite, ou seja, neste design todos os passageiros teriam  acesso igual ao corredor. O projeto incluí ainda janelas reais e virtuais. 

O design pode ser bastante atraente para as companhias aéreas, pois permite embarcar mais passageiros. No entanto, nem tudo são maravilhas, Existem preocupações sobre a segurança do conceito, particularmente sobre onde ficariam as saídas de emergência, especialmente com a existência de um “tubo” de pessoas amontoadas no teto…

Outro conceito interessante é o assento de avião de dois andares que implica que um passageiro se sente diretamente por baixo de outro.

Pode não parecer uma ideia particularmente atraente, mas o designer de assentos de avião Alejandro Núñez Vicente, responsável pelo projeto, acredita que os assentos de duplo nível são o futuro dos voos económicos.

Este design tornou-se viral na internet o ano passado, após um artigo da CNN Travel e iniciou um debate entre  possíveis passageiros — alguns indignados, outros curiosos. 

Em 2023 Núñez Vicente voltou à Aircraft Interiors Expo (AIX) em Hamburgo, Alemanha, e apresentou uma nova versão da sua controversa Chaise Longue.

Enquanto os possíveis passageiros estremecem com a potencial claustrofobia destas novas cadeiras e os críticos sugerem que o design vai permitir às companhias aéreas encher ainda mais os aviões do que já hoje fazem, Núñez Vicente insiste que ele apenas pretende melhorar os assentos da classe económica.

Com 1,88 metros, Núñez Vicente diz que passou por muitos voos apertados a lutar por espaço para as pernas e sem conseguir dormir e que foi aí que lhe surgiu a ideia da Chaise Longue.

Será este o futuro da classe económica
créditos: CNN Travel

E você o que acha?

Seria capaz de comprar um voo num destes novos assentos?