O Fórum Económico Mundial tem vindo a analisar nos últimos 11 anos os países líderes em viagens e turismo. Esta análise é depois aprofundada dando origem ao Travel and Tourism Competitiveness Report.

O relatório deste ano conclui que os três países mais seguros para viajantes são: Finlândia, Emirados Árabes Unidos e Islândia. Os restantes destinos que completam o top 10 são Omã, Hong Kong, Singapura, Noruega, Suíça, Ruanda e Qatar.

Portugal surge em 11º lugar, com 6.3 pontos numa escala de 1 a 7. No último lugar da tabela, em 136º, surge a Colômbia com apenas 2.6 pontos.

O relatório analisou 136 países, tendo em conta vários fatores, entre os quais segurança, mas não só. Também foram observadas as políticas de desenvolvimento sustentável no setor do turismo e viagens, e que contribuem para o desenvolvimento e competitividade do país. A Europa sai reforçada como sendo o continente mais "forte" a este nível, com 10 dos países mais competitivos, atraindo 620 milhões dos 1.2 mil milhões de visitantes internacionais de 2016.

Em termos de competitividade, Espanha é o primeiro da tabela, seguido de França, Alemanha, Japão e Reino Unido.

Pode consultar o relatório na íntegra AQUI.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.