É uma visão invulgar: um comboio da CP com uma mescla de carruagens de cores e origens diferentes estacionado a poucos metros do Tejo, em Lisboa. As escadas e as portas abertas convidam a entrar e a espreitar o seu interior. Trata-se de uma exposição temporária, de entrada gratuita, de algum do "material circulante" mais mediático da CP nos últimos meses.

A localização não é acidental, mas não é por causa do Tejo. Do outro lado da estrada (e da linha de Cascais, que corre paralela a este pequeno troço ferroviário, esporadicamente usado para estacionar vagões de mercadorias), encontra-se o Centro de Congressos de Lisboa, onde por estes dias tem lugar a Transport Research Arena, apresentada como "a maior conferência europeia de investigação e tecnologia sobre transportes e mobilidade".

A par da sua localização insólita, com vista para a ponte 25 de abril, o maior motivo de curiosidade para os entusiastas dos caminhos-de-ferro deverá ser a oportunidade para ver de perto a mais recente novidade da CP em matéria de conforto. A exposição inclui três das novas carruagens da série Arco, adquiridas em segunda mão em 2020 à Renfe e renovadas nas oficinas da CP em Guifões. Das 50 unidades adquiridas, apenas seis já circulam, e só na Linha do Minho, pelo que a sua passagem por Lisboa ainda faz virar caras.

Ao início desta tarde, apenas alguns congressistas percorriam o interior do comboio especial, uma mistura do novo e do antigo (ou clássico, como soará melhor ao ouvido turístico). Além das três carruagens Arco modernizadas, também é possível visitar uma carruagem "VIP" (dotada de uma sala de reuniões, que integra a oferta da CP para aluguer a grupos que pretendam realizar atividades a bordo) e duas carruagens da série Schindler, que circulam atualmente na linha do Douro e, ocasionalmente, na linha da Beira Baixa.