A CP volta a promover um comboio histórico na Linha da Beira Baixa, nos sábados de 19 e 26 de novembro, entre Lisboa (Santa Apolónia) e Castelo Branco.

Desta vez, a CP oferece a possibilidade de seguir apenas até meio do caminho, no Entroncamento, onde é possível visitar o Museu Nacional Ferroviário. Quem o fizer, claro, perde o troço mais cénico da viagem junto ao rio Tejo, entre Vila Nova da Barquinha e Vila Velha de Ródão.

O Vintage é formado pelas carruagens clássicas Schindler, cuja principal característica são as enormes janelas. Além de oferecerem uma vista mais desafogada do exterior, também abrem até meio, permitindo aos passageiros debruçarem-se para a paisagem, com os cabelos ao vento (daí alguns lhe chamarem o "descapotável" da CP).

Apesar das reações positivas na sua primeira edição, em abril, o comboio histórico da Linha da Beira Baixa (na altura chamado "Comboio Vintage do Tejo") não chegou a tornar-se presença regular na Beira Baixa, só tendo efetuado algumas saídas no início do verão.

Mais informações sobre os horários e a compra de bilhetes no site da CP.

As nossas recomendações

Se está a pensar seguir a bordo, tome nota:

  • Os lugares são marcados, pelo que, se possível, tente garantir um lugar à janela, no lado orientado para sul;
  • Reserve o restaurante em Castelo Branco. Aqui ficam algumas sugestões: Kalifa (convenientemente localizado no centro da cidade, com esplanada), Encosta na Muralha (perto do centro e do jardim do Paço Episcopal) e Dona Ferreirinha (mais afastado da estação, mas muito procurado).
  • Aproveite o desconto da CP e visite os museus e pontos de interesse da cidade, como o jardim do Paço Episcopal. De caminho, não falhe o mural dedicado às invasões francesas, na rua dos Ferreiros.