O site Internacional Living divulgou o ranking anual para quem esteja a planear mudar de país depois da reforma. E neste 2023 Annual Global Retirement Index Portugal surge em primeiro lugar, à frente de países como México, Itália, Tailândia, Panamá ou Costa Rica.

Mas, afinal, quais são os motivos que põem Portugal no primeiro lugar? De acordo com a descrição apresentada por Terry Coles, o país tem um tamanho compacto mas oferece atrações para todos os gostos. Cidades vibrantes, cultura, história, gastronomia, paraísos costeiros ao longo do Atlântico, aldeias medievais e castelos.

"As pessoas de Portugal são as mais gentis e acolhedoras do mundo, recebem os estrangeiros de braços abertos e com dois beijinhos", continua descrição.

O artigo também destaca a segurança, "Portugal é um dos países mais seguros do mundo", o acesso ao sistema de saúde público e a rede de autoestradas, "uma das melhores da Europa".

Finalmente, são feitas as contas de quanto é que necessário para viver em Portugal enquanto reformado. "Um casal pode viver confortavelmente com 2,500 a 3 mil euros por mês", dependendo, claro, do estilo de vida que escolha. Em Lisboa e Porto os custos são mais elevados e no interior, mais baixos.

Conheça a seguir os países eleitos como os melhores de 2023 para reformados que queiram emigrar:

Portugal eleito o melhor país para estrangeiros reformados
créditos: International Living