Um novo estudo do DiscoverCars.com procurou identificar qual o país que detém o título de "capital das rotundas". Para o efeito, foram analisadas o número total de rotundas em cada país, bem como o número de rotundas per capita – neste caso, por milhão de pessoas – e o volume de rotundas por km2.

Apesar de serem consideradas, muitas vezes, um incómodo para os habitantes locais, para visitantes as rotundas são consideradas, frequentemente, como um lugar que vale a pena ver. "Quando pensamos numas férias turísticas, as rotundas podem não ser a primeira coisa que nos vem à cabeça. Normalmente encontradas na estrada, e até mesmo consideradas um incómodo para alguns condutores, é seguro dizer que as rotundas não são muitas vezes consideradas como um local digno de ser visto", declarou Aleksandrs Buraks do DiscoverCars.com.

O estudo revelou que o campeão do maior número de rotundas foi a França – que registou um número total de 42.986 rotundas. Seguiu-se o Reino Unido, que ficou em segundo lugar, com 25.976 rotundas.

Algumas rotundas dignas de registo nestes destinos incluem a emblemática “Place de l'Étoile” francesa – a rotunda que circunda o Arco do Triunfo – e a "Magic Roundabout" do Reino Unido, localizada na cidade de Swindon, e regularmente responsável por deixar os condutores a coçar a cabeça com a sua coleção de seis rotundas multidirecionais.

Os outros países no top 5 do total de rotundas foram:

  • Itália – 18.172 rotundas
  • Espanha – 15.053 rotundas
  • Brasil – 11.854 rotundas

No que diz respeito aos países com mais rotundas per capita, França voltou a liderar com 663,8 rotundas por 1 milhão de habitantes. Seguiu-se Portugal – com 473,4 rotundas por milhão de habitantes.

O restante do top 5 foi composto por:

  • Noruega – 427,1 rotundas per capita
  • Islândia – 421 rotundas per capita
  • Irlanda – 385 rotundas per capita

O relatório também analisou quais os países com o maior volume de rotundas por km2. A DiscoverCars constatou que os Países Baixos ocupam o primeiro lugar, com um impressionante número de 113,4 rotundas por km2. Seguiu-se de perto o Reino Unido, que registou 107,4 rotundas por km2.

Os outros países que se classificaram no top 5 do volume mais elevado por km2 foram:

  • Israel – 81,8 rotundas por km2
  • França – 78,5 roundabouts por km2
  • Bélgica – 67,7 roundabouts por km2

Uma das rotundas mais fascinantes incluídas na investigação foi a "torneira flutuante" – localizada em Ypres, na Bélgica – que (como o nome sugere) consiste numa torneira de cores vivas no centro da rotunda, equipada com um dispositivo de água que faz com que a torneira pareça estar a correr água.