O concurso europeu é uma final constituída pelos vencedores do concurso nacional de cada país, estando Portugal representado pelo Plátano do Rossio de Portalegre, vencedor do concurso Árvore do Ano a nível nacional. Plantado em 1838, pelo médico e botânico José Maria Grande, o Plátano do Rossio de Portalegre é o maior da Península Ibérica.

De porte majestoso, com 7 metros de perímetro de tronco, 37 metros de diâmetro de copa tornou-se num ex-libris de Portalegre. "Guarda em si, nas suas longas e robustas pernadas, anos e anos de memórias coletivas e segredos infindáveis. Há muito que é lugar de encontros e reencontros, ali nasceram clubes, associações e bandas filarmónicas. De admirável resiliência, continua a pasmar admiradores, a ouvir desabafos de solitários e a inspirar artistas", pode ler-se na descrição da árvore, na página do concurso.

Apesar das restrições devido à pandemia, 14 dos 16 países participantes, concluíram com sucesso o seu concurso nacional, estando por isso representados no concurso europeu. As votações para o Concurso Árvore Europeia do Ano 2021 decorrem online e encerram dia 28 de fevereiro e os resultados finais serão anunciados no dia 17 de março.